Autarquia assina protocolo para a valorização do granito

protocolo granitoO Município de Mondim de Basto formalizou, no passado dia 23 de fevereiro, um protocolo de colaboração com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e com o Museu do Ouro de Travassos, Póvoa de Lanhoso, que tem como objetivo a promoção e valorização do Granito Amarelo de Mondim.

O projeto Lapis Lapidem vai ser desenvolvido pelos alunos do Curso de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, que se propõem criar peças de joalharia, utilizando o granito de Mondim de Basto.

Durante os quatro meses do projeto alunos e professores farão visitas aos locais de extração do granito de Mondim, bem como às oficinas artesanais de ourivesaria na Póvoa de Lanhoso, com o objetivo desenvolverem a assimilação de conhecimentos e a interação com a realidade artesanal e produtiva.

Como referiu a Diretora da ESTG, Professora Doutora Joana Santos, aquando da apresentação oficial do projeto, esta Escola tem como missão “partilhar o seu potencial com as atividades que a comunidade desenvolve e que dele possam beneficiar, participando dessa forma no desenvolvimento regional”.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, explicou que esta parceria constitui uma mais-valia para o esforço que a autarquia tem vindo a desenvolver, no sentido de apoiar a realização de eventos e ações que promovam e valorizem as atividades económicas do concelho.

Estiveram presentes nesta cerimónia, além dos alunos e docentes do IPVC, alguns empresários locais e o Presidente do Núcleo Empresarial, Eng.º Lúcio Machado.