Autarquia estende toponímia e números de polícia a toda a área urbana da vila

numeracao policiaDepois do trabalho de investigação desenvolvido, em 2015, para o Núcleo Histórico da Vila de Mondim de Basto, com a atribuição de topónimos a todos os arruamentos existentes, assim como a distribuição dos números de polícia nas habitações deste núcleo residencial, a autarquia completou já este trabalho para toda a área urbana da Vila.

Os serviços da autarquia estão agora no terreno a proceder à distribuição dos números de polícia a cada uma das 700 habitações que integram esta área urbana da Vila, sendo intenção do município concluir este trabalho em todos os lugares da freguesia de Mondim de Basto, até ao final do corrente ano de 2016.

A atribuição do nome das ruas e a identificação da caixa postal reveste-se de particular importância na medida em que constitui um recurso de identificação geográfica dos imóveis, dos arruamentos e outros espaços públicos e permite assegurar a orientação e comunicação entre as pessoas.

Neste estudo esteve subjacente o cuidado da atribuição de topónimos que refletissem o valor cultural e histórico que marcaram um determinado momento da história da vila de Mondim de Basto.

Quando em 2009 o atual executivo iniciou funções, esta tarefa estava praticamente toda por concluir. Com o trabalho já realizado por algumas juntas de freguesia e com o apoio dos serviços da autarquia, é possível até ao final do presente mandato ter todo o concelho coberto com numeração de polícia e toponímia.