Autarquia instala lâmpadas LED na rede de iluminação pública

luminarias LEDA Câmara Municipal de Mondim de Basto instalou iluminação pública eficiente e encontra-se a substituir 688 luminárias com lâmpadas de vapor de sódio, por luminárias LED.
Esta intervenção na área da energia insere-se na operação IPEAVE – Iluminação Pública Eficiente no Ave, tem como entidade promotora a Comunidade Intermunicipal do Ave e como parceiros os Municípios de Mondim de Basto, Vieira do Minho e Vila Nova de Famalicão.

Orçado em 222.184,74 euros este serviço de fornecimento e instalação de luminárias LED é comparticipado a 85% pelo Fundo de Coesão e visa, por um lado a racionalização da energia elétrica, mas também a redução do seu consumo e das emissões de CO2 que lhe estão associadas.

Assente numa lógica de cooperação intermunicipal, esta operação tem associada uma contribuição de 60%, das poupanças anuais previstas durante um período de 7 anos, para o Fundo de Eficiência Energética. Esta contribuição tem como objetivo o financiamento de outros projetos de eficiência energética, aos quais o município de Mondim de Basto também poderá recorrer.

No concelho de Mondim de Basto estão a ser aplicadas lâmpadas LED na zona urbana da Vila.

Para o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, esta intervenção é muito importante porque conseguimos aliar uma iluminação mais eficiente e atrativa, a uma poupança na fatura da energia. A autarquia gasta, anualmente, cerca de 200 mil euros em iluminação pública e pretende alargar este projeto a todo o concelho.

Logo POVT QREN Logo(COR) UE Cor Legenda