Presidente da Câmara reuniu com Ministra da Justiça e Bastonária da Ordem dos Advogados
Humberto Cerqueira reuniu, no passado dia 22 de janeiro, com a Bastonária da Ordem dos Advogados, Elina Fraga, e posteriormente com a Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, a quem expos a situação do concelho face ao encerramento do Tribunal, decretado pelo governo anterior, que veio afastar as populações do acesso à justiça, obrigando a deslocações morosas e dispendiosas por parte dos Mondinenses.
O Tribunal de Mondim encerrou e foi criada uma Secção de Proximidade que, no entender da autarquia, não serve as populações.
Com o encerramento do Tribunal Judicial de Mondim de Basto, transitam para o Tribunal Judicial da Comarca de Vila Real todos os processos Cíveis, Criminais, Família e Menores, e Insolvências (Comércio).
Transitaram para o Tribunal Judicial de Chaves, todos os processos de Execução e Oposições à Execução, Oposições à Penhora, Embargos de Terceiros e Reclamações de Créditos, entre outros Incidentes.
Como outrora já se invocou, o Tribunal Judicial de Vila Real fica a 50 Km de distância de Mondim de Basto, por estradas sinuosas, demorando mais de uma hora de veículo automóvel, conforme o próprio Ministério da Justiça reconhece.
A rede de transportes públicos não garante as deslocações aos tribunais de Vila Real e Chaves.