Projeto MINHO INovação apresentado em Mondim

apres Minho InovacaoA Câmara Municipal de Mondim de Basto promoveu, no passado dia 28 de janeiro, na Biblioteca Municipal, uma sessão de apresentação do projeto MINHO INovação e respetivo Plano de Ação da Estratégia de Eficiência Coletiva MINHO INovação.

Trata-se de uma candidatura a ser apresentada ao NORTE 2020 por um consórcio constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave e outros parceiros chave do território que visa, em concordância com o espírito do PROVERE, o aproveitamento e valorização dos recursos endógenos, únicos e inimitáveis do território, criando condições para que o Minho se afirme como um destino turístico atrativo, a partir da construção de uma identidade coletiva autêntica e moderna.

Como explicou o consultor responsável pela elaboração da candidatura, Dr. Paulo Queiroz, "a preparação da candidatura do MINHO INovação implica a identificação dos projetos complementares de natureza pública, associativa e empresarial a realizar no território dos vinte e quatro concelhos do Minho que integram estas três Comunidades Intermunicipais e que se enquadrem nos produtos chave da Estratégia de Eficiência Coletiva MINHO INovação ".

Assim, os projetos complementares que vierem a integrar o projeto MINHO INovação no momento da sua candidatura aos sistemas de apoio disponíveis, poderão beneficiar de vantagens significativas, nomeadamente, um acesso preferencial aos fundos comunitários, através de avisos específicos ou de dotações específicas em avisos gerais e/ou de majorações.

Esta sessão contou com uma forte adesão dos empresários e agentes locais que aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas e pormenores relativos às intenções de investimento no concelho de Mondim de Basto.

Integraram a mesa o Presidente da Câmara, Eng.º Humberto Cerqueira, o Secretário Executivo da CIM do Ave, Eng.º Gabriel Pontes, o Coordenador do Consórcio Amar o Minho, Eng.º Francisco Calheiros e o Consultor Dr. Paulo Queiroz.

Como referiu o Presidente da Câmara na sua intervenção, a autarquia pretende com estas iniciativas partilhar informação com os agentes locais, para promover investimento que garanta o desenvolvimento do território.

Os promotores que queiram manifestar a sua intenção de investimento e integrar esta candidatura, deverão preencher os documentos próprios que se encontram disponibilizados no site do município e no Gabinete de Inserção Profissional da Câmara Municipal, até ao próximo dia 5 de fevereiro.