Indústria do granito vai poder aceder a fundos comunitários

reuniao granitoO Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira, com os presidentes das autarquias de Vila Pouca de Aguiar, Ponte de Lima, Vila Real, Sabrosa, Monção e Valença, reuniu no passado dia 14 de janeiro, com o Presidente da CCDRN, Emídio Gomes, para impulsionar a inclusão do setor do granito nas prioridades da estratégia de desenvolvimento regional.

Esta tomada de posição surgiu depois dos autarcas tomarem conhecimento que este setor não estava enquadrado no documento da Estratégia Regional para uma Especialização Inteligente, não podendo, por isso apresentar projetos para aceder aos fundos comunitários do programa Portugal 2020.

Depois de auscultar os autarcas, Emídio Gomes considerou relevante para o desenvolvimento regional reverter esta situação e garantiu a inclusão do setor do granito nas prioridades da estratégia regional.

Com esta decisão, os industriais do granito vão poder aceder aos incentivos comunitários para investimentos nas respetivas empresas, o que poderá potenciar o desenvolvimento e reconhecimento deste produto, não só ao nível nacional, como também internacional.