Gabinete de Inserção Profissional funciona na Câmara Municipal

inaug GIPFoi formalmente inaugurado, nas instalações da Câmara Municipal de Mondim de Basto, o Gabinete de Inserção Profissional (GIP), que resulta de uma candidatura da autarquia ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Como explicou o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, o GIP encontra-se a funcionar, desde o início do passado mês de dezembro, na Câmara Municipal, tendo já desenvolvido um importante papel na identificação das potencialidades para captação de investimentos no concelho.
Mondim de Basto apresenta uma taxa de desemprego em linha com a média nacional e a autarquia está a desenvolver medidas que fixem as empresas e criem oportunidades de emprego para as pessoas no concelho.

O concelho tem, neste momento, cerca de 150 jovens a frequentar o Ensino Superior.

Este Gabinete presta um serviço gratuito de apoio ao emprego, funciona em cooperação com o IEFP e pretende apoiar os jovens e adultos desempregados, na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

O Diretor do Centro de Emprego do Médio Ave, Dr. Carlos Boticas, que também marcou presença na inauguração, focou o papel do Gabinete de Inserção Profissional na aproximação das pessoas dos serviços e das oportunidades de emprego e formação.

Através deste gabinete, a autarquia garante aos munícipes um acompanhamento personalizado na procura ativa de emprego, na divulgação de medidas de apoio, qualificação e empreendedorismo e também na divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional, no espaço europeu.

Desde 2012, funciona também nas instalações do município o serviço de atendimento do IEFP, duas vezes por mês.

O Gabinete de Inserção Profissional funciona de segunda a sexta-feira, das 09:00h às 13:00 horas e das 14:00h às 17:00 horas, nas instalações da Câmara Municipal e é dinamizado pela animadora Vânia de Jesus Santos Sivas Alves.