Projeto Bolsa de Terras apresentado em Mondim de Basto

bolsa terras entidadesO Município de Mondim de Basto organizou, no passado dia 4 de dezembro, uma sessão de esclarecimento sobre o projeto Bolsa Nacional de Terras, dirigida a entidades públicas e privadas, detentoras e dinamizadoras de terrenos com aptidão agrícola, florestal ou silvo pastoril.
O coordenador do projeto, Eng.º Nuno Russo foi responsável pela apresentação do programa que tem como objetivo facilitar o acesso à terra, através da disponibilização de terras para arrendamento, venda ou outros tipos de cedência, particularmente quando as mesmas não sejam utilizadas.

Trata-se de um projeto inovador do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural que dispõe de uma aplicação informática onde podem ser consultadas, de forma livre e universal, as terras disponíveis e as respetivas entidades proprietárias dos terrenos.

Como explicou o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, este mecanismo vem facilitar o encontro entre a oferta e a procura e promover a utilização do território rural para fins produtivos. O Município está a trabalhar para desenvolver para o território um Plano de Desenvolvimento Rural, procurando atrair investimento na agricultura, floresta e turismo rural.

Participaram nesta sessão, representantes dos Conselhos Diretivos de Baldios, das Juntas de Freguesia, das entidades bancárias e da Santa Casa da Misericórdia de Mondim.