Plantar Portugal: Mondim de Basto vai plantar 2000 árvores

CARTAZ GERAL PLANTAR PORTUGALMondim de Basto aderiu ao movimento Plantar Portugal e, entre os dias 20 e 27 de novembro, prevê plantar cerca de duas mil novas árvores no concelho.
A primeira ação de reflorestação está agendada já para o próximo sábado, dia 21 de novembro, será aberta a toda a população e a autarquia disponibiliza transporte para a deslocação dos participantes para o local da plantação – o Monte de Paradela. Esta ação conta também com o apoio e participação do Agrupamento de Escuteiros 1237 de Mondim de Basto.
Nos dias 23, 24 e 25 de novembro, os alunos dos 5º e 6º anos do Agrupamento de Escolas de Mondim vão realizar diversas plantações de espécies autóctones, tais como o carvalho nacional, o sobreiro, o medronheiro e a nogueira.

Esta iniciativa envolve diversas entidades – Câmara Municipal, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Parque Natural do Alvão, Agrupamento de Escolas de Mondim, Agrupamento de Escuteiros 1237 e Água Hotels - pela defesa e promoção da Floresta e das espécies autóctones.

Mondim de Basto é um concelho predominantemente florestal. Cerca de 84% do seu território é floresta. Salienta-se a importância da plantação destas espécies conhecidas pela sua resiliência aos incêndios florestais.