Autoridades Municipais e comunidade escolar realizaram exercício de preparação para o risco sísmico

exercicio sismo3A Autoridade Nacional de Proteção Civil lançou o desafio e os Serviços Municipais de Proteção Civil, com os Bombeiros Voluntários e o Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto, realizaram, no dia 6 de novembro, um exercício público de cidadania de sensibilização para o risco sísmico.
O exercício A TERRA TREME que aconteceu às 11:06 horas, em todo o país, assinalou os 260 anos do sismo de 1755 e pretendeu envolver as diferentes comunidades na preparação para o risco sísmico.

Aos alunos Mondinenses foi proposto praticar os três gestos básicos de proteção em caso de sismo: baixar, proteger e aguardar.exercicio sismo2

Como explicou o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, estes exercícios são importantes para promover a discussão e a aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo. A comunidade educativa tem um papel importante na transmissão de valores e de uma cultura de prevenção junto da família e da comunidade em geral.