Autarquia divulgou apoios do novo Quadro Comunitário destinados à agricultura e ambiente

sessao bolsa terrasA Câmara Municipal, através do Gabinete de Apoio ao Agricultor, promoveu uma sessão de esclarecimento sobre Bolsa Nacional de Terras e PDR 2020, onde foram apresentadas medidas de apoio ao investimento na agricultura e medidas agroambientais.
Os técnicos da Direção Regional de Agricultura do Norte (DRAPN), Luísa Hipólito e Henrique Santos informaram a assistência sobre as medidas de apoio previstas no Programa de Desenvolvimento Rural para os anos de 2014 a 2020, nomeadamente as medidas direcionadas para os investimentos na produção agrícola e também as ações que se destinam apoiar uma gestão sustentável dos recursos naturais, através do restauro, preservação e melhoramento dos ecossistemas ligados à agricultura e à silvicultura.

Sobre o programa Bolsa de Terras, o coordenador Nuno Russo fez a apresentação do programa que disponibiliza para arrendamento, venda ou para outros tipos de cedência as terras com aptidão agrícola, florestal e silvopastoril do domínio privado do Estado, das autarquias locais e de quaisquer outras entidades públicas ou privadas.

A Bolsa de Terras tem como objetivo facilitar o acesso à terra através da disponibilização de terras, particularmente quando as mesmas não sejam utilizadas, procede à sua identificação e promoção da sua oferta.

A autarquia procura, desta forma, estar atenta às oportunidades e medidas que vão sendo implementadas e informar, atempadamente, os munícipes dos instrumentos de apoio que estão à sua disposição.

Com estas iniciativas, o executivo pretende valorizar a atividade agrícola e florestal, num território predominantemente rural.