INFORMAÇÃO: Anuário Financeiro das Autarquias Locais – Ano de 2014

DESENHO CASA EIRO1No cômputo dos municípios de pequena dimensão, Mondim de Basto ocupa o 16.º lugar no ranking dos 35 melhores em termos de eficiência financeira do exercício de 2014. Neste ranking, Mondim aparece como o 6º melhor município do Continente e o 2º município a norte do Douro.
Ocupa o 22º lugar no ranking dos municípios que mais melhoraram o seu índice de dívida total, o que significa que o peso da dívida total no limite legal de endividamento baixou 26,79%, passando de 179% para 152%.


Ainda em 2014 e no cômputo dos municípios do Distrito de Vila Real, o Município de Mondim de Basto integra o ranking dos 5 melhores municípios no que respeita a eficiência financeira global e ocupa o 2.º lugar no ranking dos 5 melhores municípios no que respeita a eficiência financeira do exercício de 2014.


No cômputo dos 308 municípios, a nível nacional, o Município de Mondim de Basto ocupa o 11º lugar nos municípios que apresentam a menor diferença entre o grau de execução da receita e o grau de execução da despesa comprometida.


Não obstante a elevada dependência financeira das transferências do Estado, a verdade é que a independência financeira tem evoluído favoravelmente desde 2010, passando de 4% para 18% em 2014.


Estes indicadores do Anuário Financeiro, agora divulgado, provam que a recuperação financeira da autarquia está no bom caminho, apesar do Município se encontrar ainda no grupo dos municípios com maior dívida total, acima do limite de endividamento, com menor independência financeira e menos volume de investimentos. Estes últimos indicadores são consequência ainda do elevado valor da dívida apurada em 2009.