Agricultores do concelho recebem apoio para vacinação do gado

maronesPelo sexto ano consecutivo, a Câmara Municipal de Mondim de Basto está a apoiar financeiramente os cerca de 260 produtores pecuários do concelho, com o valor correspondente às intervenções sanitárias realizadas.
Trata-se de um investimento de cerca de 11 mil euros que, como explica o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, "vai permitir, por um lado, cumprir o plano de controlo e erradicação de doenças, e por outro, ajudar os produtores locais a continuar com as suas explorações, numa altura em que muitos se deparam com algumas dificuldades económicas."

A agricultura e, particularmente, a produção pecuária, apresenta-se como um meio de subsistência de muitas famílias, sendo uma das principais atividades das freguesias de montanha.

Apesar das dificuldades financeiras, a autarquia continua a suportar este custo, de forma a valorizar a agricultura, particularmente a criação de gado.

A valorização dos produtos de qualidade, como a raça maronesa, é uma aposta estratégica do atual executivo para o desenvolvimento económico do concelho.