Mondim de Basto não vai integrar o sistema multimunicipal Águas do Norte

A Assembleia Municipal de Mondim de Basto deliberou, na última reunião de 11 de setembro, não aceitar a integração do Município de Mondim no sistema multimunicipal das Águas do Norte, S.A., por considerar uma adesão desajustada à realidade existente no concelho, podendo lesar o interesse das populações.
O Município de Mondim de Basto vai agora requerer ao Ministro do Ambiente a sua desafetação do sistema multimunicipal de água e saneamento das Águas do Norte, S.A.
Para o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, "a adesão ao sistema Águas do Norte, que estava a ser imposta pelo Decreto-Lei n.º 93/2015, de 19 de maio, não traria qualquer benefício adicional à população Mondinense, implicaria antes um aumento das taxas praticadas pela autarquia para o fornecimento deste mesmo serviço".

O território de Mondim de Basto é constituído por pequenas comunidades rurais que sempre foram autossuficientes no abastecimento de água.

O atual sistema de águas do concelho é gerido em exclusivo pelo Município e encontra-se a funcionar de forma eficaz, garantindo um abastecimento de água de qualidade.

Com esta decisão, o concelho vai manter a autonomia na gestão do abastecimento, como até à data presente. Desta forma mantém também a possibilidade de poder fixar tarifas baixas e socialmente justas.

As famílias Mondinenses vão, assim, continuar a poupar dezenas de euros na fatura da água.