Mondim de Basto aderiu ao projeto Novos Povoadores

novos povoadoresA Câmara Municipal formalizou, recentemente, um protocolo para a implementação do Projeto Novos Povoadores, no concelho de Mondim de Basto.
O programa de repovoamento rural Novos Povoadores vai facilitar a implementação ou transferência de projetos empresariais para os territórios rurais, apoiando a migração dos empreendedores e suas famílias.

É um projeto que pretende contribuir para a revitalização deste território rural através do repovoamento com empreendedores capazes de desenvolver economicamente este território com a instalação de pequenas empresas.
É, por isso, um programa dirigido a pessoas e famílias que pretendem deixar as áreas metropolitanas para viverem no interior rural. O programa de repovoamento rural facilitará a um membro da família a criação de uma empresa no território de destino ou a transferência da sua empresa que possua.
Os candidatos a Novos Povoadores beneficiam, através deste programa, de apoio na definição do projeto empresarial a desenvolver; na identificação de projetos semelhantes e visita aos mesmos e na identificação de parceiros e conselheiros para o negócio definido.
O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, reconhece que o território do concelho de Mondim tem atrativos que lhe permitem competir com as áreas urbanas e onde a tranquilidade e a vida profissional ativa podem coexistir "encontrar forma de combater a diminuição da população a atrair novos habitantes é o maior desafio destes territórios. É um desafio muito exigente e não há uma receita única para este problema, temos de ser capazes de enfrentar novos caminhos e novas soluções".