Autarquia assegura transporte de doentes carenciados

protocolo bombeirosA Câmara Municipal e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto celebraram um protocolo de cooperação que tem como objetivo assegurar o transporte de doentes carenciados, para consultas, exames complementares de diagnóstico ou cirurgias.

Desde março de 2014 que o município garante este serviço de transporte aos doentes oriundos de agregados carenciados. Por outro lado, os Bombeiros Voluntários continuam a prestar o serviço de transporte a doentes não urgentes, com viaturas adequadas e pessoal qualificado. Contudo, na maioria dos casos, a lotação das viaturas não é preenchida, dando origem a um desperdício de meios.

Com este protocolo, os Bombeiros Voluntários de Mondim assumem o transporte recebendo, para isso, uma comparticipação financeira, da parte da autarquia, por cada quilómetro percorrido.

O encaminhamento dos doentes continua a ser feito nos serviços da autarquia, de acordo com o regulamento em vigor.

Para o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, esta modalidade de transporte vem garantir maior qualidade no serviço prestado aos utentes do concelho. O Estado não garante transporte a muitos doentes carenciados e a autarquia, por razões humanitárias, irá assegurar estes transportes de forma a garantir as melhores condições de assistência e tratamento.

O Município de Mondim fica distante dos centros hospitalares e é servido por uma deficiente rede de transportes. Nos últimos anos muitos viram diminuir o seu rendimento, vivendo com dificuldades.

Com esta medida a autarquia prevê gastar uma verba anual de cerca de 30.000 euros.