Municípios afetados pela construção da Barragem de Fridão exigem respostas do Governo

conf imprensa barragemOs Presidentes das Câmaras Municipais dos concelhos afetados com a construção da Barragem de Fridão – Mondim de Basto, Celorico de Basto, Cabeceiras de Basto, Ribeira de Pena e Amarante – emitiram ontem um comunicado conjunto à imprensa onde reclamam por uma decisão do Governo relativa à construção da barragem no Rio Tâmega.

Em representação dos 110 mil habitantes que compõe estes territórios, os autarcas contestam a falta de informação quer da parte do governo, quer da EDP e relembram que "já passaram sete anos desde as primeiras negociações, sem que se vejam obras."

O Presidente da Câmara de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira, chamou à atenção para o facto de com este impasse se ter perdido a oportunidade de realizar investimentos, alguns com apoios previstos no âmbito do anterior quadro comunitário. Lembrou também as expectativas criadas junto das famílias que foram contactadas pela EDP e que necessitam de ser realojadas.

Os autarcas destes cinco municípios revelaram que vão também avançar com pedidos de audiência, com caráter de urgência, junto do Ministro do Ambiente, João Moreira da Silva, do Presidente do Conselho de Administração da EDP, António Mexia e ainda do Presidente da Comissão de Coordenação Regional do Norte, Emídio Gomes, de quem esperam colaboração para a definição deste impasse.

Acrescentaram ainda que estar dispostos a, conjuntamente, defenderem os interesses das suas populações e a exigirem compensações pelos prejuízos causados.