Milhares de fiéis na receção à Virgem Peregrina em Mondim de Basto

rececao virgem peregrinaMondim de Basto recebeu, no passado domingo, num clima de festa e de fé a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.
Milhares de pessoas encheram as ruas da Vila para saudar a imagem da Virgem Peregrina que entrou em Trás-os-Montes, pelo concelho de Mondim de Basto.

A receção à Virgem aconteceu ao final da tarde, à entrada da Vila de Mondim, e contou com a presença do Bispo de Vila Real, D. Amândio Tomás, dos párocos do concelho Pe. José Carlos Fernandes e Pe. João Castanheira, das autoridades locais, dos grupos pastorais das paróquias e das diferentes associações do concelho.

Seguiu-se a Eucarística Solene, no estádio municipal cheio de fiéis, e a Procissão de Velas que percorreu as ruas da Vila, decoradas a preceito pela comunidade local, num gesto caloroso de devoção e carinho.

A Vigília na Igreja Matriz teve início já depois da meia-noite e prolongou-se até às 13:30 horas de segunda-feira, altura em que se realizou a eucaristia de despedida à Virgem Peregrina, que seguiu para o concelho de Ribeira de Pena.

A receção à imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima surge no âmbito do programa de preparação para o centenário das aparições de Fátima. Foi uma organização conjunta das paróquias do concelho de Mondim de Basto que contou com o apoio da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia do concelho.