Grutas de Campanhó alvo de estudo científico

exped grutas maraoForam apresentados, no passado sábado, dia 27 de junho, os resultados da expedição do "Coletivo do Marão", desenvolvida durante duas semanas nas Grutas e Minas da freguesia de Campanhó.
O grupo expedicionário - constituído pelo Grupo Proteção Sicó (Pombal), pelo Núcleo de Espeleologia da Universidade de Aveiro, pelo Centro de Investigação e Exploração Subterrânea de Coimbra e pelo Núcleo de Espeleologia de Condeixa - descobriu diversos motivos de interesse durante a exploração das grutas de calcário de Campanhó. Para além de serem a única exploração de calcário negro conhecida no país, estas grutas são também um fenómeno geológico, um local com evidências arqueológicas e uma importante reserva biológica - o habitat de várias espécies de morcegos.

O arqueólogo, António Pereira Dinis, e o Prof. Luís Sousa, do departamento de geologia da UTAD, convidados a participar nesta apresentação, reconheceram a importância do trabalho desenvolvido por este grupo expedicionário, tendo-se mostrado disponíveis e interessados em aprofundar os estudos sobre os afloramentos de calcário de Campanhó e todo o património que lhe está associado.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira e o Vereador Paulo Mota, que conduziu a sessão, testemunharam o entusiasmo desta equipa científica com os resultados da expedição e deixaram a garantia de que o património agora redescoberto não será esquecido, mas sim valorizado.