Autarquia inaugurou rede de percursos do Centro de BTT

percursos BTTNuma cerimónia simples e informal, que contou com a presença de antigas glórias do ciclismo nacional, a Câmara Municipal de Mondim de Basto inaugurou, no passado dia 6 de junho, o Centro de BTT e 150 km de trilhos sinalizados.
O programa desta inauguração teve início com um passeio inaugural de BTT, num percurso de 9 km, o mais fácil do conjunto de 4 trilhos sinalizados. O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira e o antigo ciclista e Diretor da Volta a Portugal, Joaquim Gomes, juntaram-se às dezenas de atletas que percorreram o trilho verde.
O Centro de BTT e o painel informativo da rede de trilhos estão instalados na antiga Casa Florestal de Sobreira, no sopé do Monte Farinha, onde também já existe uma Casa Abrigo, com alojamento para praticantes de desportos de natureza.
Como explicou o Vereador Paulo Mota, a rede de percursos agora identificada e sinalizada possui mais de 150 km de trilhos, com diferentes níveis de dificuldade, todos com partida e chegada na antiga Casa Florestal de Sobreira. Estes e outros percursos vão estar acessíveis ao público a partir, também, de uma plataforma digital que permitirá a sua transferência para telemóveis ou GPS's.

Nesta ocasião foi ainda formalizado um protocolo de cedência das instalações do Centro de BTT e da Casa Abrigo à Associação Mondim Bike que, em conjunto com outras associações do concelho, se propõem dinamizar estes equipamentos.

O Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, também presente nesta data, elogiou o empenho da autarquia no desenvolvimento deste projeto. Explicou que o Centro de BTT de Mondim de Basto é o quinto centro do género a ser criado no país, mas o único que alia as condições físicas e naturais do território com a vertente promocional que lhe está associada, pela realização da etapa rainha da Volta a Portugal em Bicicleta.

Outro momento importante desta cerimónia foi a formalização do protocolo entre a autarquia e a organização da Volta a Portugal em Bicicleta, o qual garante a chegada de uma etapa da prova ao Alto da Sra. da Graça, por mais três anos.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, explicou que os acordos formalizados quer com a Associação Mondim Bike, quer com a organização da Volta a Portugal, são fundamentais para o desenvolvimento turístico e económico do concelho. O ciclismo e os desportos de natureza projetam a imagem de Mondim além fronteiras, importando o retorno dos investimentos ao longo de todo o ano.