Encerramento definitivo do cais de descarga de resíduos sólidos urbanos da Charneca

3Na sequência de um aumento de descargas clandestinas de entulhos de obras, resíduos verdes e, monstros, a autarquia entendeu em acordo com a empresa prestadora de serviços, que a transferência de resíduos resultantes da recolha municipal para as caixas metálicas, instaladas no lugar da Charneca, seria encerrada, iniciando-se a quatro de novembro do ano passado, o transporte diário destes resíduos pelas viaturas de recolha diretamente ao aterro sanitário.

A segunda fase, incidiu na limpeza do espaço do cais de descarga, com a recolha de todas as montureiras aí criadas e a descontaminação de toda a área abrangente. Sendo colocadas placas de informação, para proibir a deposição ilegal de resíduos, com indicação do Número Verde para comunicação de outros locais disponíveis e apropriados para a deposição de resíduos.

 

A última fase, agora concluída, formalizou o definitivo encerramento do cais de descarga, na qual se desenvolveram trabalhos de remodelação do terreno e plantação de árvores.

 

Todo este processo se realizou para além do empenho do município, com o apoio da empresa prestadora de serviços de recolha de resíduos sólidos urbanos, Ecoambiente/Resur A.C.E. e, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

 

Todas estas ações estavam já previstas e articuladas com a empresa, há vários meses. Desta forma, um local onde desde 2008 eram feitas descargas clandestinas, transformou-se num espaço aprazível e arborizado.

 

Como ficou demonstrado neste caso, a autarquia procura sempre resolver os problemas do concelho de forma serena e eficaz, sem injustificadas polémicas, preservando sempre a boa imagem do concelho.

 

2 4 5 1