Autarquia realizou sessão de esclarecimento sobre Proposta de Candidatura das Fisgas de Ermelo a Património Natural da Humanidade

sessao esclarecimento fisgas mondim smallA Câmara Municipal de Mondim de Basto realizou, no passado dia 30 de janeiro, a primeira sessão de esclarecimento sobre a Proposta de Candidatura das Fisgas de Ermelo a Património Natural da Humanidade da UNESCO, que está a ser desenvolvida pela autarquia e pela UTAD.

A assistência - composta por membros da Assembleia Municipal, Presidentes de Junta, Presidentes dos Conselhos Diretivos, membros das Associações, proprietários de Unidades de Alojamento e Restauração e população em geral - lotou o auditório da Biblioteca Municipal e mostrou-se muito participativa.
O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, que esteve acompanhado pelo arqueólogo, António Pereira Dinis e pelo Professor Luís Sousa, do Departamento de Geologia da UTAD, explicou o objetivo e a importância desta candidatura para o concelho e reforçou a ideia de que a população e as instituições devem ser parte ativa deste processo.
Garantir a preservação deste sítio para as gerações futuras, impedir a sua degradação ambiental e garantir a sua sustentabilidade como bem excecional do ponto de vista científico e do ponto de vista de beleza natural, é o objetivo desta candidatura.
A próxima sessão de esclarecimento sobre esta proposta de candidatura está agendada para o próximo dia 22 de fevereiro, pelas 15:00 horas, na Casa do Povo de Ermelo.
Além da preservação do bem, a sua classificação significará desenvolvimento para o concelho, atraindo mais visitantes, turistas e investimento.
As Fisgas de Ermelo constituem um fenómeno natural único, excecional, de extraordinária beleza há várias centenas de milhares de anos.