Autarquia vai investir 300 mil euros no setor do turismo

levada oiscaredoA Câmara Municipal de Mondim de Basto vai investir, em 2015, 300 mil euros no setor do turismo.

Nesta verba serão incluídos os projetos da nova Loja Interativa de Turismo, a sinalização do percurso pedestre e do acesso às Fisgas de Ermelo e ainda a construção de um web site completamente dedicado à promoção turística do concelho.

A Loja Interativa de Turismo vai integrar uma rede regional de lojas interativas, promovida pela Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, que procura inovar e otimizar o acesso à informação, promover os diferentes produtos estratégicos da região e uniformizar a imagem do Porto e Norte de Portugal. Esta loja será equipada com tecnologia interativa, que permitirá aos visitantes acederem a todas as informações turísticas sobre a região através do toque. Aqui estarão disponíveis mapas interativos com os pontos de maior interesse do concelho, roteiros interativos temáticos e aplicações para smartphones, com as diversas informações da região.

A candidatura das Fisgas de Ermelo a Património Natural da Humanidade da UNESCO, pela exigência e grandiosidade do projeto, tem associada uma despesa considerável. Contudo, os benefícios que desta classificação possam advir, como a promoção turística do território, o desenvolvimento socioeconómico da região e a garantia de proteção e conservação do sítio, justificam o investimento nesta candidatura.

De acordo com o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, “a autarquia quer valorizar o rico património natural do concelho, criando riqueza e dinamismo social”.

Este investimento tem como principal objetivo afirmar o concelho no sector do turismo, promovendo-o e capacitando-o como área impulsionadora do desenvolvimento local.