Esclarecimento sobre cais de descarga de resíduos sólidos urbanos da Charneca

Na sequência das denúncias realizadas nas redes sociais e à comunicação social, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Mondim de Basto, sobre o estado atual do cais de descarga de resíduos sólidos urbanos (rsu) da Charneca, em Vilar de Viando, a Câmara Municipal vem esclarecer o seguinte:

O cais de descarga de resíduos da Charneca foi construído no ano de 2008 para substituir o antigo local situado em Paradela e que esteve ativo desde 1998. A funcionalidade deste cais de descarga prendia-se com a rentabilização dos circuitos de recolha de resíduos sólidos urbanos predefinidos para o concelho, atendendo a que o aterro sanitário, situado em Codessoso, Celorico de Basto, se encontra a uma distância de cerca de 15 km da Vila de Mondim.

Neste local tornaram-se assíduas as descargas clandestinas, de entulhos de obras, resíduos verdes e monstros. Os serviços da autarquia efetuaram, pontualmente, algumas limpezas da zona envolvente das caixas metálicas aí instaladas, de modo a minimizar o impacto negativo do local. Esta operação foi-se tornando recorrente uma vez que era notório o aumento da quantidade de resíduos depositada posteriormente às recolhas.

Dado que as caixas metálicas se encontravam acessíveis a quaisquer pessoas, que aí depositavam consciente ou inconscientemente resíduos, a autarquia entendeu em acordo com a empresa prestadora de serviços, que a transferência de resíduos para estas caixas seria encerrada, iniciando-se o transporte diário destes resíduos pelas viaturas de recolha, diretamente ao aterro sanitário.

Assim, desde o dia 4 de novembro de 2014, as duas caixas metálicas de grande dimensão, foram retiradas desse local, sendo garantido o transporte diário de resíduos sólidos urbanos ao aterro já no dia 3 de novembro de 2014, como comprovam os registos de pesagem no aterro sanitário.

Nos próximos dias, iniciar-se-á a segunda fase de limpeza do cais de descarga da Charneca, que formalizará o seu definitivo encerramento, com a recolha de todas as montureiras aí criadas e a descontaminação de toda a área abrangente. Os munícipes serão informados dos locais disponíveis e apropriados para a deposição desses resíduos.

O executivo resolveu, assim, uma situação que se arrastava há vários anos e faz saber que o cais de descarga da Charneca será totalmente limpo, deixando de haver margem para a deposição ilegal de lixo.