• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

Na sequência das denúncias realizadas nas redes sociais e à comunicação social, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Mondim de Basto, sobre o estado atual do cais de descarga de resíduos sólidos urbanos (rsu) da Charneca, em Vilar de Viando, a Câmara Municipal vem esclarecer o seguinte:


O cais de descarga de resíduos da Charneca foi construído no ano de 2008 para substituir o antigo local situado em Paradela e que esteve ativo desde 1998. A funcionalidade deste cais de descarga prendia-se com a rentabilização dos circuitos de recolha de resíduos sólidos urbanos predefinidos para o concelho, atendendo a que o aterro sanitário, situado em Codessoso, Celorico de Basto, se encontra a uma distância de cerca de 15 km da Vila de Mondim.


Neste local tornaram-se assíduas as descargas clandestinas, de entulhos de obras, resíduos verdes e monstros. Os serviços da autarquia efetuaram, pontualmente, algumas limpezas da zona envolvente das caixas metálicas aí instaladas, de modo a minimizar o impacto negativo do local. Esta operação foi-se tornando recorrente uma vez que era notório o aumento da quantidade de resíduos depositada posteriormente às recolhas.


Dado que as caixas metálicas se encontravam acessíveis a quaisquer pessoas, que aí depositavam consciente ou inconscientemente resíduos, a autarquia entendeu em acordo com a empresa prestadora de serviços, que a transferência de resíduos para estas caixas seria encerrada, iniciando-se o transporte diário destes resíduos pelas viaturas de recolha, diretamente ao aterro sanitário.


Assim, desde o dia 4 de novembro de 2014, as duas caixas metálicas de grande dimensão, foram retiradas desse local, sendo garantido o transporte diário de resíduos sólidos urbanos ao aterro já no dia 3 de novembro de 2014, como comprovam os registos de pesagem no aterro sanitário.


Nos próximos dias, iniciar-se-á a segunda fase de limpeza do cais de descarga da Charneca, que formalizará o seu definitivo encerramento, com a recolha de todas as montureiras aí criadas e a descontaminação de toda a área abrangente. Os munícipes serão informados dos locais disponíveis e apropriados para a deposição desses resíduos.


O executivo resolveu, assim, uma situação que se arrastava há vários anos e faz saber que o cais de descarga da Charneca será totalmente limpo, deixando de haver margem para a deposição ilegal de lixo.

DEST SERVICOS ONLINE

DEST SIG

DEST PDM 2 REVISAO

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

Destaques

DEST CORONAVIRUS

DEST ASE LIVROS FICHAS

DEST LIVRO DOMINGOS OLIVEIRA

separador

DEST ALTERACAO SIMPLIFICADA PDM

separador

DEST PLANO DEFESA FLORESTA INCENDIOS

separador

DEST PROGRAMA VOLTAR

separador

DEST VESPA ASIATICA

separador

DEST PERIODO CRITICO

DEST CAMPANHA CONTRA INCENDIOS

separador

DEST APOIO ARRENDAMENTO URBANO

DEST CDM MEXA SE

DEST PART REDUCAO TARIFARIA

DEST HORARIOS TRANSDEV

 separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL

separador

DEST CAMPANHA SENSIBILIZACAO

 separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST PROJETOS COFINANCIADOS

separador

DEST ATAS REUNIOES CAMARA ASSEMBLEIA

DEST EDITAIS CONVOCATORIAS CAMARA ASSEMBLEIA

DEST ECONONIA EMPREGO

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO