Candidatura das Fisgas de Ermelo a Património da UNESCO. Assinatura do protocolo com a UTAD

20141222-ass-protocolo-utad-smallAs Fisgas do Ermelo têm um valor universal excecional, pela sua beleza, pela sua história como fenómeno geológico. Tão excecional que transcende as fronteiras nacionais e se reveste de carácter inestimável para as gerações atuais e futuras de toda a humanidade.

O Município de Mondim de Basto celebrou, no passado dia 22 de dezembro, um protocolo de cooperação com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) com o objetivo de inscreverem as Fisgas de Ermelo na Lista do Património Natural da Humanidade da UNESCO.
As duas entidades são unânimes em reconhecer as potencialidades das Fisgas de Ermelo como um local com elevado valor científico, didático, patrimonial e turístico, considerando que o sítio reúne, assim, os requisitos necessários para avançar com uma proposta de candidatura a Património Natural da Humanidade da UNESCO.
Em Portugal dos 19 bens classificados de Património Mundial, no que diz respeito ao Património Natural temos classificados atualmente quatros sítios: a Paisagem Natural de Sintra; a Paisagem Natural da Ilha do Pico nos Açores; o Alto Douro Vinhateiro; e a Floresta Laurisilva na Madeira.
A promoção turística do território, o desenvolvimento socioeconómico da região e a garantia de proteção e conservação do sítio estão na base desta candidatura. O turismo do património natural e cultural, segundo um Relatório da OCDE de 2009, significa mais de 36% do turismo total.
Com a proposta de candidatura o principal objetivo é garantir a sua preservação para as gerações futuras, impedir a sua degradação ambiental e garantir a sua sustentabilidade como bem excecional do ponto de vista científico e do ponto de vista de beleza natural o que corresponde à intenção da UNESCO.
Como explicou o Presidente da Câmara, “o Município assumiu a responsabilidade de coordenar o projeto de candidatura e assegurar o financiamento indispensável através do recurso a verbas comunitárias; e a UTAD assegurará o acompanhamento científico através dos seus investigadores”.
Um projeto que trará desenvolvimento económico, social e cultural a toda a região.