IN.AVE – Rede de Empreendedorismo do Ave

formacao empreendedorismo escolasTeve início no passado dia 11 de dezembro, na Escola EB 2,3/S de Mondim de Basto uma ação de formação para professores que aceitaram participar no projeto Escolas Empreendedoras IN.AVE.
Este projeto, que avança já para a segunda edição, está a ser desenvolvido pela rede IN.AVE e tem como objetivo apoiar o empreendedorismo de base local.

Os professores que integram o projeto vão receber formação para trabalharem o espirito e cultura empreendedora nos seus alunos, através da realização de uma série de atividades orientadas ao seu nível de ensino.

No final do ano letivo, os alunos do ensino secundário e profissional participarão num concurso de ideias de negócio ao nível do seu município. As oito ideias de negócio vencedoras dos concursos municipais irão posteriormente disputar a final Intermunicipal. Por sua vez, os alunos do terceiro ciclo participarão numa feira Expo Empresas Júnior.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, que esteve presente na abertura dos trabalhos reconheceu a importância de despertar o espírito empreendedor nos jovens, uma vez que é deles que depende o futuro dos territórios. Lembrou ainda o facto de Mondim integrar a Comunidade Intermunicipal do Ave, composta por oito municípios e 420 mil habitantes, numa região que apresenta elevados índices de exportação e que pode proporcionar novas oportunidades de negócios para a população destes municípios.