Livro sobre Caminhos de Santiago apresentado na Biblioteca Municipal

apres livro custodio oliveiraO serão do passado dia 5 de dezembro foi animado com uma tertúlia que levou dezenas de mondinenses a debater e refletir os Caminhos de Santiago.
A partir do livro “Mil Quilómetros pelos Caminhos de Santiago”, o autor Custódio Oliveira, procurou desvendar a mística dos Caminhos de Santigo, revelar o que buscam as centenas de milhares de pessoas, das mais diversas nacionalidades, que anualmente fazem os Caminhos de Santiago; o que as motiva e porque há tanta gente a fazer os caminhos?

A obra de Custódio Oliveira contém imagens e depoimentos de quatro dezenas de peregrinos que relatam aventuras e desventuras, emoções e sentimentos, dores e fragilidades, revelando ainda os mistérios dos caminhos português, francês e Finisterra.

Um tema que motivou a participação do grupo de Caminheiros de Mondim, que aí partilhou as suas motivações e experiências das peregrinações realizadas nos últimos anos.

João Alarcão, que representou o Grupo de Caminheiros de Mondim nesta tertúlia, falou da fé, da curiosidade e do espírito de partilha que tem motivado sempre novos Mondinenses a percorrer os caminhos que ligam Mondim de Basto a Santiago de Compostela.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, destacou na sua intervenção a importância destes momentos de partilha que reforçam o sentido de comunidade, “afinal um município é muito mais que um território físico e geográfico, porque nele vivem pessoas que partilham interesses e experiências comuns”.