Câmara organizou seminário sobre o “Ano Internacional da Agricultura Familiar”

seminario agricultura familiarNo âmbito das comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar, declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas para 2014, a Câmara Municipal de Mondim de Basto organizou, no passado dia 2 de dezembro, o seminário “Ano Internacional da Agricultura Familiar”, que atraiu a participação de um público diversificado com agricultores, produtores pecuários, empresários e jovens estudantes.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, que abriu os trabalhos, lembrou as dificuldades económicas e sociais que o país tem atravessado nos últimos tempos e a crescente desertificação dos territórios do interior, como consequência do aumento da emigração e da baixa natalidade que se tem registado. Enalteceu depois a importância da agricultura familiar, das florestas e da pecuária para a revitalização da economia mas também para a conservação do território.

Humberto Cerqueira lembrou ainda os projetos criados, este ano, pela autarquia para apoiar os produtores agrícolas do concelho, nomeadamente o Mercadinho Rural, que acontece quinzenalmente na Praça do Município, e a Horta Comunitária que permite às famílias cultivar uma parcela de terreno para produzir produtos naturais que poderão ser um complemento ao orçamento familiar.

Aos participantes deste seminário, o Presidente da Câmara revelou também que a autarquia está a desenvolver uma estratégia para poder adquirir os produtos consumidos nas cantinas escolares, diretamente aos produtores locais e assim contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.

“Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural” foi o tema apresentado pelo Professor Doutor Fernando Batista, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. O impacto da agricultura familiar no panorama nacional e no desenvolvimento da economia local mereceu destaque neste painel.

“A importância do Associativismo na Agricultura Familiar” foi o tema explorado por Armando Carvalho, Diretor da Confederação Nacional da Agricultura.

Uma iniciativa que proporcionou a todos os participantes a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas sobre as políticas agrícolas e as oportunidades que estão a ser criadas nesta área.