Casa Abrigo e Centro de BTT foram inaugurados

inaug centro BTTO Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, inaugurou no passado dia 8 de novembro, a Casa Abrigo e o Centro de BTT de Mondim de Basto.
Instalado na antiga casa florestal, localizada no sopé do Monte de Nossa Senhora da Graça, este equipamento visa contribuir para a afirmação do concelho como um destino para o turismo de natureza.

Como explicou o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, “os praticantes dos desportos de natureza têm agora ao seu dispor uma Casa Abrigo com todas as condições para pernoitarem e um centro de apoio logístico com oficina, equipamento de lavagem das bicicletas e balneários”.

O Vereador Paulo Mota, que acompanhou o desenvolvimento deste projeto adiantou ainda que “este centro vai dispor de um trailpoint, um ponto de informação interativo sobre percursos na natureza, a partir do qual os interessados podem consultar as diferentes ofertas ao nível do desporto de natureza disponíveis no nosso concelho e descarregar os itinerários pretendidos para o seu GPS”. Lembrou ainda que a autarquia está a desenvolver todos os procedimentos para que o Centro de BTT seja homologado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

O Secretário de Estado, Emídio Guerreiro, elogiou o caráter inovador da obra realizada e incentivou a autarquia a explorar os recursos naturais de que o concelho é dotado para atrair novos eventos e investimentos.

A Casa Abrigo e Centro de BTT representaram um investimento de 150 mil euros, comparticipados em 60% pelo programa comunitário PRODER.