Soldados Mondinenses homenageados no centenário da 1ª Grande Guerra

homenagem soldados grande guerraO Município de Mondim de Basto, com a Liga dos Combatentes e o Regimento de Infantaria n.º 13 de Vila Real homenagearam, no passado domingo, dia 19 de outubro, os soldados Mondinenses mortos na 1ª Guerra Mundial.

Respeito e gratidão foram os sentimentos que marcaram esta cerimónia que decorreu junto ao monumento evocativo, no Jardim da Praça 9 de Abril, no âmbito da evocação do Centenário da I Guerra Mundial, que se assinalou um pouco por todo o país.

Depois da mensagem proferida pelo Presidente do Núcleo de Vila Real da Liga dos Combatentes, Tenente-Coronel Lage, os militares presentes depositaram uma coroa de flores junto ao monumento. Seguiu-se a leitura da mensagem do Presidente da República e a terminar a cerimónia, o Comandante do Regimento de Infantaria n.º 13 de Vila Real, Coronel João Carlos Magalhães e o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, acompanhados pelo Presidente da Assembleia Municipal, Valentim Macedo, descerraram uma placa comemorativa, que assinala esta data.

Uma homenagem sentida que pretendeu honrar e manter viva a memória do exemplo de coragem e amor à Pátria dos soldados portugueses e que foi testemunhada por dezenas de populares.