Câmara de Mondim apresentada como caso de sucesso na utilização de tecnologias open source

Logo Sessao Normas AbertasA autarquia de Mondim de Basto foi apresentada no 9º Workshop de Software e Normas Abertas na Administração Pública - que decorreu no passado dia 3 de outubro, em Lisboa -, como um caso de sucesso na utilização de novas tecnologias open source.

O convite para a apresentação do testemunho de Mondim de Basto surgiu da AMA - Agência para a Modernização Administrativa, que viu no caso de Mondim um exemplo que poderá vir a ser seguido por outros organismos da administração pública.

Juntamente com a Câmara de Mondim foram também convidados a dar o seu testemunho a FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional, a APA - Agência Portuguesa do Ambiente e a Universidade de Aveiro, instituições que pelo papel que representam no universo das novas tecnologias no nosso país, deram prestígio maior à participação do Município de Mondim de Basto.

No caso concreto de Mondim de Basto a abertura para a utilização de software open source tem permitido à autarquia uma redução significativa das despesas com serviços e infraestruturas de comunicações, o que vai de encontro aos objetivos traçados pelo Plano de Saneamento Financeiro, aprovado em 2010.