Câmara ajuda famílias na compra dos livros e material escolar do 1º ciclo

entrega-cheques-escolares-2014Com a aproximação da abertura de mais um ano escolar e consciente das dificuldades que muitas famílias enfrentam para fazer face a todas as despesas, a Câmara Municipal de Mondim de Basto atribuiu, mais uma vez, às crianças do 1º ciclo do ensino básico, vales para aquisição de livros e material escolar, nas livrarias locais.

Estes vales destinam-se a apoiar os alunos que cumprem os critérios definidos para a atribuição de ajuda, nomeadamente, os pertencentes aos agregados familiares integrados no primeiro e segundo escalão definido pelos serviços do Instituto da Segurança Social, I.P.

Como explicou o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, a educação é um setor prioritário para a autarquia. “Para além deste apoio, a autarquia assegura a estes alunos o transporte escolar, o serviço de refeições, Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’S), assim como a Componente de Apoio à Família, que garante às famílias a ocupação dos alunos antes e após as atividades letivas e nas interrupções escolares.

O Banco de Livros Escolares é um novo projeto, apresentado pela Vice-presidente da Câmara, Teresa Rabiço, aos encarregados de educação. O objetivo principal é facilitar a partilha de livros escolares, disponibilizando-os, de forma gratuita a quem deles necessite, assim como, incentivar e promover boas práticas de educação ambiental, desenvolver o sentido de partilha e solidariedade e aumentar a reutilização dos manuais escolares.

A autarquia considera estarem assim reunidas as condições adequadas para uma aprendizagem de qualidade e de permanência na escola a tempo inteiro.