Eficiência energética: Autarquia instala Sistemas Solares Térmicos no Estádio e Pavilhão Municipal

paineis solares pavilhaoA Câmara Municipal de Mondim de Basto investiu, recentemente, perto de 70 mil euros na instalação de sistemas solares térmicos no Estádio Municipal e no Pavilhão Desportivo Municipal.

Apesar do investimento num sistema de energias renováveis ser relativamente elevado, quando se atinge o retorno do investimento verifica-se uma enorme redução dos gastos associados a combustíveis fósseis.

No caso concreto do Estádio Municipal, o projeto consistiu na alteração do sistema que se encontrava em funcionamento, equipado com esquentador a gás propano, que contribuía para que os custos de exploração fossem muito elevados. Optou-se, portanto, pela instalação de um sistema solar térmico para Água Quente Sanitária, constituído por 8 coletores e acumulação de Água Quente Sanitária com capacidade para 1000 litros. A energia captada será acumulada em um depósito de acumulação apropriado para este fim.

Este projeto representou um investimento de 23.695,35 €, comparticipado a 70% pelo programa ON.2 do QREN.

No que diz respeito ao Pavilhão Desportivo Municipal, o projeto consistiu na instalação de dois sistemas solares térmicos para Água Quente Sanitária, sistema solar estadioconstituído por 10 coletores e acumulação de Água Quente Sanitária com capacidade para 1000 litros cada.

Esta nova instalação veio substituir o sistema de um termoacumulador a gás propano que servia o Pavilhão Desportivo Municipal, mas representava custos muito avultados, devido também à elevada taxa de ocupação, particularmente visível durante os meses de verão.

Esta empreitada foi orçada em 43.625,00 € e contou com uma comparticipação de 70% do QREN.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, explica que se trata de um importante investimento que conduz à redução das despesas associadas à utilização e manutenção destes equipamentos, mas que também tem subjacente uma preocupação ambiental.

Logos financiamento