500 Anos dos Forais Manuelinos: fim de semana preenchido com exposição de escultura, desenho e pintura de Alia e Conferência sobre os forais novos

conferencia-20-junho-smallA propósito das comemorações dos 500 anos dos forais manuelinos, foi inaugurada, no passado dia 20 de junho, a exposição “The sounds of silence – Les sons du silence” da artista Alia, seguindo-se a conferência da Doutora Olinda Santana da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - “Os Forais novos de Mondim de Basto: Dois tesouros patrimoniais a preservar e a divulgar”.

Ao som do piano e do violino, Natália Ferreira e Inês Santos deram as boas-vindas aos convidados que quiseram apreciar as obras de Alia que traduzem as suas vivências e as suas reflexões existenciais.

Na abertura da exposição, o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, enalteceu o talento da artista plástica, assim como o contributo importante da sua exposição nas comemorações dos 500 anos dos forais manuelinos.

A exposição “The sounds of silence – Les sons du silence” estará patente de 20 de junho a 21 de julho.

Após a inauguração da exposição, seguiu-se a conferência “Os Forais novos de Mondim de Basto: Dois tesouros patrimoniais a preservar e a divulgar”. Estiveram na mesa, o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, o Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações dos 500 Anos dos Forais, Eduardo Teixeira Lopes, o Monsenhor João Parente e a Doutora Olinda Santana, que fez uma breve apresentação da contextualização histórica de todo o procedimento adotado pelo Rei D. Manuel I na atribuição dos forais, especificamente a Mondim de Basto e Ermelo, no dia 3 de junho de 1514. Na sua intervenção, durante a conferência, o Presidente da Câmara, afirmou o propósito do município comemorar dignamente esta importante data na história do concelho. O município esteve sempre à “margem de polémicas” que nos são alheias e para as quais não queremos questionar. “O nosso objetivo é unir e não dividir!”

O programa das Comemorações prossegue no próximo dia 27 de junho com a conferência “Pinturas Murais Quinhentistas no Concelho de Mondim de Basto: As Pinturas na Capela do Santíssimo Sacramento”, pela Doutora Paula Bessa, da Universidade do Minho.