500 Anos dos Forais Manuelinos: fim de semana preenchido com exposição de escultura, desenho e pintura de Alia e Conferência sobre os forais novos

conferencia-20-junho-smallA propósito das comemorações dos 500 anos dos forais manuelinos, foi inaugurada, no passado dia 20 de junho, a exposição “The sounds of silence – Les sons du silence” da artista Alia, seguindo-se a conferência da Doutora Olinda Santana da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - “Os Forais novos de Mondim de Basto: Dois tesouros patrimoniais a preservar e a divulgar”.

Ao som do piano e do violino, Natália Ferreira e Inês Santos deram as boas-vindas aos convidados que quiseram apreciar as obras de Alia que traduzem as suas vivências e as suas reflexões existenciais.

Na abertura da exposição, o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, enalteceu o talento da artista plástica, assim como o contributo importante da sua exposição nas comemorações dos 500 anos dos forais manuelinos.

A exposição “The sounds of silence – Les sons du silence” estará patente de 20 de junho a 21 de julho.

Após a inauguração da exposição, seguiu-se a conferência “Os Forais novos de Mondim de Basto: Dois tesouros patrimoniais a preservar e a divulgar”. Estiveram na mesa, o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, o Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações dos 500 Anos dos Forais, Eduardo Teixeira Lopes, o Monsenhor João Parente e a Doutora Olinda Santana, que fez uma breve apresentação da contextualização histórica de todo o procedimento adotado pelo Rei D. Manuel I na atribuição dos forais, especificamente a Mondim de Basto e Ermelo, no dia 3 de junho de 1514. Na sua intervenção, durante a conferência, o Presidente da Câmara, afirmou o propósito do município comemorar dignamente esta importante data na história do concelho. O município esteve sempre à “margem de polémicas” que nos são alheias e para as quais não queremos questionar. “O nosso objetivo é unir e não dividir!”

O programa das Comemorações prossegue no próximo dia 27 de junho com a conferência “Pinturas Murais Quinhentistas no Concelho de Mondim de Basto: As Pinturas na Capela do Santíssimo Sacramento”, pela Doutora Paula Bessa, da Universidade do Minho.

 
Visit
Favo das Artes
Casa de Abrigo
Biblioteca
CoGestão
Romeiros
Zona de Caça Municipal
Museu
Roteiro Religioso
Levadas do Alvão

 

Este Website usa cookies. Estamos a trabalhar no sentido manter o website em conformidade com a norma RGPD. Ao continuar aceita a utilização dos mesmos. Mais informações