500 Anos dos Forais Manuelinos: Conferência sobre Religiosidade Popular e Inquisição

conf inquisicaoO conhecido Historiador, Professor Doutor Pedro Vilas Boas Tavares, participou no passado dia 13 de junho, no ciclo de conferências que a autarquia tem vindo a desenvolver no âmbito das Comemorações dos 500 Anos dos Forais Manuelinos.


“Religiosidade Popular e Inquisição em Mondim de Basto” foi o tema versado pelo entusiasta orador que olhou o aparecimento da inquisição não só em Portugal, mas especificamente nas Terras de Basto, apresentado figuras e factos vivenciados nesta região.


Marcaram presença nesta conferência a Vereadora, Teresa Rabiço, o Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações dos 500 Anos dos Forais, Eduardo Teixeira Lopes e o Arqueólogo António Pereira Dinis, que fez uma breve apresentação do Historiador Pedro Vilas Boas Tavares.


O programa das Comemorações prossegue no próximo fim-de-semana com a conferência “Os Forais Novos de Mondim de Basto: Dois Tesouros Patrimoniais a Preservar e Divulgar", pela Doutora Olinda Santana, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e no dia 27 de junho com a conferência "Pinturas Murais Quinhentistas no Concelho de Mondim de Basto: As Pinturas na Capela do Santíssimo Sacramento”, da responsabilidade da Doutora Paula Bessa, da Universidade do Minho.

 
Visit
Favo das Artes
Casa de Abrigo
Biblioteca
CoGestão
Romeiros
Zona de Caça Municipal
Museu
Roteiro Religioso
Levadas do Alvão

 

Este Website usa cookies. Estamos a trabalhar no sentido manter o website em conformidade com a norma RGPD. Ao continuar aceita a utilização dos mesmos. Mais informações