Município assinalou os 500 Anos dos Forais Manuelinos
Peças de teatro, feira e cortejo quinhentistas, marcaram o passado fim-de-semana, que Mondim de Basto dedicou às comemorações dos 500 Anos dos Forais Manuelinos.
Na noite de sexta-feira, 6 de junho, o grupo dos jovens que compõem a formação do Teatro Amador Mondinense (TAM) apresentaram a peça “Um Romeu e uma Julieta”, baseado no clássico Romeu e Julieta de William Shakespeare, num serão também animado pelo grupo “Al Medievo” e que esgotou a lotação da Casa da Cultura.
A Feira Quinhentista preparada para o dia 7 de junho abriu logo pela manhã, no recinto da Escola EB 2,3/S e atraiu a participação de diversas associações locais, das juntas de freguesia, de pais e alunos de todos os níveis de ensino. A caracterização das personagens, os trajes, as encenações e o ambiente vivido transportaram os participantes e toda a assistência para época manuelina.
Ao início da tarde, o cortejo quinhentista percorreu as ruas da Vila, num anúncio de afirmação, autonomia e estatuto que D. Manuel I concedeu a Mondim. O momento auge deste cortejo aconteceu na Praça do Município com a leitura e entrega do Foral ao Juiz desta Terra.
Os festejos deste dia terminaram com uma ceia quinhentista, recriada à imagem da época e com a comédia quinhentista “1514”, protagonizada pelo Theatro Club da Póvoa de Lanhoso.