Município assinalou os 500 Anos dos Forais Manuelinos

feira quinhentista2Peças de teatro, feira e cortejo quinhentistas, marcaram o passado fim-de-semana, que Mondim de Basto dedicou às comemorações dos 500 Anos dos Forais Manuelinos.
Na noite de sexta-feira, 6 de junho, o grupo dos jovens que compõem a formação do Teatro Amador Mondinense (TAM) apresentaram a peça “Um Romeu e uma Julieta”, baseado no clássico Romeu e Julieta de William Shakespeare, num serão também animado pelo grupo “Al Medievo” e que esgotou a lotação da Casa da Cultura.

A Feira Quinhentista preparada para o dia 7 de junho abriu logo pela manhã, no recinto da Escola EB 2,3/S e atraiu a participação de diversas associações locais, das juntas de freguesia, de pais e alunos de todos os níveis de ensino. A caracterização das personagens, os trajes, as encenações e o ambiente vivido transportaram os participantes e toda a assistência para época manuelina.

Ao início da tarde, o cortejo quinhentista percorreu as ruas da Vila, num anúncio de afirmação, autonomia e estatuto que D. Manuel I concedeu a Mondim. O momento auge deste cortejo aconteceu na Praça do Município com a leitura e entrega do Foral ao Juiz desta Terra.

Os festejos deste dia terminaram com uma ceia quinhentista, recriada à imagem da época e com a comédia quinhentista “1514”, protagonizada pelo Theatro Club da Póvoa de Lanhoso.

 
Visit
Favo das Artes
Casa de Abrigo
Biblioteca
CoGestão
Romeiros
Zona de Caça Municipal
Museu
Roteiro Religioso
Levadas do Alvão

 

Este Website usa cookies. Estamos a trabalhar no sentido manter o website em conformidade com a norma RGPD. Ao continuar aceita a utilização dos mesmos. Mais informações