Mondim de Basto assinalou os 500 Anos da atribuição dos Forais com uma sessão solene presidida pelo Ministro Poiares Maduro

sessao solene foraisNa data em que Mondim de Basto assinalou os cinco séculos da concessão dos Forais Manuelinos por D. Manuel I, Rei de Portugal, o Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, deslocou-se à sede do concelho para presidir à sessão solene de abertura das Comemorações dos 500 Anos dos Forais Manuelinos do concelho.

Poiares Maduro foi recebido nos Paços do Concelho com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários e foi acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal, Humberto Cerqueira, pelo Presidente da Assembleia Municipal, Valentim Macedo, Vereadores, Membros da Assembleia Municipal e demais autarcas, bem como por dezenas de populares que aí manifestaram o orgulho de pertencerem a um Município com mais de 500 anos de história e de identidade.

Como referiu o presidente da autarquia na sua intervenção, “os forais manuelinos do século XVI uniformizaram direitos e deveres estipulados nos forais dos séculos anteriores. D. Manuel I deu um forte contributo à organização municipal” e por isso os Mondinenses comemoram “com honra e alegria os 500 anos dos Forais porque eles demonstram os princípios e fundamentos daquilo que hoje nos orgulhamos de ser como Município”.

No seu discurso, Humberto Cerqueira lembrou todos aqueles “ que ao longo destes 500 anos ajudaram a construir a história desta terra”, não só “aqueles que são retratados em estátuas, os que deram nomes a ruas, mas a todos aqueles, muitas vezes sem nome, com o rosto coberto de suor, lavraram, semearam, muraram e construíram, com esforço, esta magnífica paisagem humana, que alimentou gerações e agora é admirada pelos muitos turistas que nos visitam”. O Presidente da Câmara lembrou ainda os emigrantes que partiram, primeiro para o Brasil e depois para a Europa mas que “partiram sem nunca sair, porque deixaram aqui nesta terra aquilo que o ser humano tem de mais profundo, as suas raízes e o sentido de pertença”.

Dirigindo-se particularmente para o representante do Governo ali presente, Humberto Cerqueira focou, depois, o seu discurso na questão do anunciado encerramento de serviços essenciais no concelho, reforçando a ideia de que “o Estado tem o dever de proteger os territórios do interior e as pessoas que neles vivem. Encerrar serviços públicos é contrariar o desenvolvimento. São medidas que não garantem a sustentabilidade no futuro. Agora podem diminuir custos, a seguir aumentarão os custos gerais do País e sobretudo prejudicarão a vida das pessoas que temos o dever de proteger”, referiu.

Humberto Cerqueira aproveitou ainda a presença do Ministro Poiares Maduro para manifestar, mais uma vez, a sua preocupação relativamente à questão das acessibilidades ao concelho, lembrando que “há mais de 120 anos que o Estado não investe numa ligação digna ao Concelho. Estamos a menos de três quilómetros da Variante do Tâmega, eixo rodoviário estruturante da região, que está ainda incompleto pois falta a ligação de Celorico a Arco de Baúlhe e de Celorico a Mondim. Somos um dos poucos Concelhos do País onde as ligações rodoviárias se mantêm como antes do 25 de Abril de 1974. A ponte sobre rio Tâmega é de 1882”, concluiu o autarca.

O Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro deixou, em Mondim de Basto, a garantia de que estará atento às necessidades das populações, particularmente as do interior do país e incentivou os Mondinenses a apostarem nos recursos naturais do concelho como forma de dinamização da economia local e de fixação de pessoas.

As Comemorações dos 500 Anos dos Forais Manuelinos do concelho de Mondim de Basto prolongam-se até ao dia 27 de junho e a autarquia deixa o convite para a participação de todos.

No dia 7 de junho terá lugar a Feira e Quinhentista, no recinto da Escola EB 2,3/S de Mondim de Basto, que inclui cortejo pelas ruas da Vila, e nos dias 13, 20 e 27 de junho decorrerá o ciclo de conferências, no auditório da Biblioteca Municipal.