Autarquia colabora na prevenção e defesa da floresta contra incêndios

florestaA Câmara Municipal tem vindo a desenvolver ações e parcerias com diversas entidades, que têm como objetivo defender a área florestal do concelho contra o flagelo dos incêndios.

Das várias ações destaca-se a sessão teórico-prática sobre “Rede Primária”, que foi ministrada pelos técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) aos sapadores florestais, aos elementos das unidades de baldio e das juntas de freguesia, as ações de sensibilização que estão a ser preparadas com os Serviços de Proteção da Natureza (SEPNA) e que se dirigem para o público em geral; mas também plantações de folhosas, ações de sensibilização junto do público escolar e a divulgação, no verso dos recibos da água, de informação relativa aos cuidados a observar junto das habitação para a prevenção da ocorrência de incêndios.

A Câmara Municipal já reuniu também com o Comando Distrital das Operações de Socorro, o Capitão da GNR e com o representante do ICNF - Defesa da Floresta Contra Incêndios, com o objetivo de preparar o dispositivo para a época de incêndios de 2014, particularmente as questões logísticas de fornecimento de alimentos, combustíveis, definição dos locais para a manutenção dos meios, entre outras medidas de atuação.

O Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios foi aprovado, no passado dia 27 de março, em sede da Comissão Municipal e para o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, “este é um importante instrumento de orientação, que define um conjunto de ações de prevenção e redução do risco de incêndio florestal e onde estão identificadas as áreas mais vulneráveis ao risco de incêndio e as prioridades de atuação ao nível da prevenção”.

A defesa da floresta e dos recursos florestais é uma prioridade da autarquia. O concelho tem 5737,4 hectares de floresta, o que corresponde a 33% do seu território, que importa salvaguardar.