O Concelho

Mondim de Basto é um concelho de transição entre o Minho e Trás-os-Montes, tem uma área de 172 Km2 que engloba 6 freguesias: ATEI, BILHÓ, a UNIÃO DAS FREGUESIAS de ERMELO e PARDELHAS, MONDIM, a UNIÃO DAS FREGUESIAS de CAMPANHÓ e PARADANÇA e VILAR DE FERREIROS e tem uma população residente de cerca de 7.500 habitantes .

É uma terra com história, rica em valores naturais e que tem no monte da Sr.ª da Graça e no Parque Natural do Alvão as suas evidências paisagísticas mais marcantes. Território ainda marcadamente rural, propício à prática de diversas atividades ao ar livre, a vila de Mondim de Basto, sede do concelho, dista 48 Kms (ER304) ou 37 Kms (EM 1191) de Vila Real, 55 Kms de Guimarães, 32 Kms de Amarante e 90 Kms do Porto.

MAPA DO CONCELHO [Descarregar]

 

 

Festas, Feiras, Romarias e Celebrações Religiosas

 

Na vila

> Festas do Concelho - Calendário variável antes e depois do dia 25 de Julho, feriado municipal

festas concelho5Mondim explode, ciclicamente, nas suas Festas do Concelho, herdeiras universais das antiquíssimas e saudosas Romarias de Santiago. Curiosamente, São Cristóvão, padroeiro deste Concelho, é venerado liturgicamente no mesmo dia que é festejado o popular apóstolo no alto de Nossa Senhora da Graça – dia 25 de Julho

Do programa religioso constam a Missa cantada em honra do padroeiro e a imponente procissão que percorre as ruas do burgo. Do programa profano, muito de cariz tradicional, destaca-se a grande Noite de Romeiros de Santiago.
Fundem-se os velhos costumes com as modernas expressões musicais para receber, condignamente, os milhares de visitantes que nos procuram por esta data.

> Noite de Romeiros de Santiago - 24 de Julho (incluída nas festas do concelho)

romeiros_santiago1A noite de 24 de Julho, noite de Romeiros e evocação das antigas Romarias de Santiago, revela-se como o principal cartaz das Festas do Concelho. Lindas moçoilas de lenço, de arrecadas de ouro e de gigas da merenda à cabeça, homens de colete, correntes de cavalinho e chapéu de três bicos com a estampa de Santiago. Esturdias, tocatas e ranchadas. Partilham-se os merendeiros na rua e há bailarico até altas horas da madrugada.
Vista-se a rigor e venha! Esperamos por si!

 > Feira da Terra - Normalmente coincidindo com o primeiro fim-de-semana de Agosto

feira_terra4A Feira da Terra é um acontecimento marcante de Basto. Tem como principal objetivo, a promoção e divulgação dos produtos agrícolas, artesanais, patrimoniais e naturais do concelho, com uma forte expressão também na gastronomia e vinhos. Local privilegiado para o convívio, é ponto de encontro de famílias e de amigos. Recebe anualmente milhares de pessoas que aproveitam para experimentar os sabores da terra ao som dos cantares tradicionais. A Feira decorre ao longo de quatro noites de grande animação popular.

> Solenidade do Corpo de Deus – Variável

corpo_deus3A antiquíssima procissão do Corpo de Deus, com laivos medievais, em que o Santíssimo Sacramento percorre as ruas do velho burgo sob lindíssimos tapetes de pétalas de flores e murta dos jardins de camélias de Basto, perdura nos tempos como uma das maiores marcas identitárias de Mondim de Basto. As janelas e as varandas são engalanadas com as colchas de cetim e de damasco dos nossos avós, para saudarem a passagem do Corpo de Deus, que a Filarmónica acompanha num dolente compasso processional, após a celebração da Eucaristia Solene.

> Via-Sacra ao vivo encenada pelo Grupo de Jovens Pedras Vivas e procissão do Enterro do Senhor - Sexta-Feira Santa

via_sacra5Cerca de uma centena de figurantes jovens, caracterizados à época com roupas e adereços confeccionados pelo próprio Grupo, protagonizam a “Via Sacra ao Vivo” uma das realizações mais marcantes do calendário paroquial e também do calendário cultural da região, para a comovida assistência dos habitantes locais e dos milhares de visitantes que ocorrem a esta realização.

No alto da Nossa Senhora da Graça
Ascensão - último domingo de Maio
Romaria de Santiago - 25 de Julho
Peregrinação - 1º domingo de Setembro

Outras referências
Feira bimensal - primeiras e terceiras quintas-feiras de cada mês
A feira bimensal de Mondim de Basto é a herdeira histórica dos antigos mercados e das antigas concentrações rurais da região. Um misto de negócio e de encontro comunitário que reúne a população da montanha e a população da ribeira, os consumidores e os produtores da velha Terra de Basto. Momento alegre e colorido que anima o centro da vila e atrai a curiosidade dos visitantes.

Concurso de gado maronês na freguesia do Bilhó - 24 de Agosto
Integrado nas Festas de S. Bartolomeu no Bilhó, o concurso de gado maronês, é já considerado o mais importante e tradicional concurso de gado de toda a região, facto que tem atraído, ano após ano, cada vez mais concorrentes e apreciadores. Incentivar e fomentar a actividade pecuária na região, premiar a qualidade dos animais autóctones e divulgar a carne maronesa, produto gastronómico de excelência, são os principais objectivos do evento.

Feira de Ano - 22 de Outubro
A Feira de Ano em Mondim é uma antiquíssima tradição, um evento de importância a nível local e regional e que por certo não deixará de interessar a quem visita o concelho. Do seu programa constam, para além da comercialização de produtos da região, exposições do domínio agrícola e florestal, muita animação, corrida de cavalos e ainda o tradicional concurso pecuário da raça maronesa. A revitalização da Feira de Ano surge no seguimento da preocupação do Município de salvaguardar algumas das tradições concelhias, atendendo à sua absoluta importância económica e social.