Plano Intermunicipal de Adaptação Alterações Climáticas

O Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da CIM do Ave (PIAAC do Ave), promovido pela Comunidade Intermunicipal da CIM do Ave (CIM do Ave), foi elaborado em estreita colaboração com todos os municípios do Ave. Esta iniciativa enquadra-se na prioridade de investimento 5.1 do PDCT da CIM do Ave, sendo financiado, a uma taxa de 85%, pelo POSEUR e consiste num estudo multissectorial, onde se pretende caraterizar, aos níveis intermunicipal e municipal, os impactes e as oportunidades impostas pelas alterações climáticas.

Com a elaboração do PIAAC assumiu-se um novo e alargado conceito de adaptação, nomeadamente a capacidade de “navegar” os processos de transformação, construindo ativamente uma sociedade pós-carbono e reforçando a resiliência sócio ecológica do território, processo este o qual se designa de forma simplificada: “Ave em Transição”.

Com efeito, o plano contempla uma abordagem ao nível intermunicipal, mas também medidas e ações concretas especificamente vocacionadas para cada Município, de acordo com as particularidades e vulnerabilidades que o diferenciam.

O objetivo principal do PIAAC é atender ao preconizado na Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ANAAC), contribuindo à escala intermunicipal, para a sua implementação e possibilitar o cumprimento das metas contratualizadas para o território, em termos de adaptação às alterações climáticas.

> Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da CIM do Ave (PIAAC do Ave)