O Concelho

Mondim de Basto é um concelho de transição entre o Minho e Trás-os-Montes, tem uma área de 172 Km2 que engloba 6 freguesias: ATEI, BILHÓ, a UNIÃO DAS FREGUESIAS de ERMELO e PARDELHAS, MONDIM, a UNIÃO DAS FREGUESIAS de CAMPANHÓ e PARADANÇA e VILAR DE FERREIROS e tem uma população residente de cerca de 7.500 habitantes .

É uma terra com história, rica em valores naturais e que tem no monte da Sr.ª da Graça e no Parque Natural do Alvão as suas evidências paisagísticas mais marcantes. Território ainda marcadamente rural, propício à prática de diversas atividades ao ar livre, a vila de Mondim de Basto, sede do concelho, dista 48 Kms (ER304) ou 37 Kms (EM 1191) de Vila Real, 55 Kms de Guimarães, 32 Kms de Amarante e 90 Kms do Porto.

MAPA DO CONCELHO [Descarregar]

 

 

Festas, Feiras, Romarias e Celebrações Religiosas

 

Na vila

> Festas do Concelho - Calendário variável antes e depois do dia 25 de Julho, feriado municipal

festas concelho5Mondim explode, ciclicamente, nas suas Festas do Concelho, herdeiras universais das antiquíssimas e saudosas Romarias de Santiago. Curiosamente, São Cristóvão, padroeiro deste Concelho, é venerado liturgicamente no mesmo dia que é festejado o popular apóstolo no alto de Nossa Senhora da Graça – dia 25 de Julho

Do programa religioso constam a Missa cantada em honra do padroeiro e a imponente procissão que percorre as ruas do burgo. Do programa profano, muito de cariz tradicional, destaca-se a grande Noite de Romeiros de Santiago.
Fundem-se os velhos costumes com as modernas expressões musicais para receber, condignamente, os milhares de visitantes que nos procuram por esta data.

> Noite de Romeiros de Santiago - 24 de Julho (incluída nas festas do concelho)

romeiros_santiago1A noite de 24 de Julho, noite de Romeiros e evocação das antigas Romarias de Santiago, revela-se como o principal cartaz das Festas do Concelho. Lindas moçoilas de lenço, de arrecadas de ouro e de gigas da merenda à cabeça, homens de colete, correntes de cavalinho e chapéu de três bicos com a estampa de Santiago. Esturdias, tocatas e ranchadas. Partilham-se os merendeiros na rua e há bailarico até altas horas da madrugada.
Vista-se a rigor e venha! Esperamos por si!

 > Feira da Terra - Normalmente coincidindo com o primeiro fim-de-semana de Agosto

feira_terra4A Feira da Terra é um acontecimento marcante de Basto. Tem como principal objetivo, a promoção e divulgação dos produtos agrícolas, artesanais, patrimoniais e naturais do concelho, com uma forte expressão também na gastronomia e vinhos. Local privilegiado para o convívio, é ponto de encontro de famílias e de amigos. Recebe anualmente milhares de pessoas que aproveitam para experimentar os sabores da terra ao som dos cantares tradicionais. A Feira decorre ao longo de quatro noites de grande animação popular.

> Solenidade do Corpo de Deus – Variável

corpo_deus3A antiquíssima procissão do Corpo de Deus, com laivos medievais, em que o Santíssimo Sacramento percorre as ruas do velho burgo sob lindíssimos tapetes de pétalas de flores e murta dos jardins de camélias de Basto, perdura nos tempos como uma das maiores marcas identitárias de Mondim de Basto. As janelas e as varandas são engalanadas com as colchas de cetim e de damasco dos nossos avós, para saudarem a passagem do Corpo de Deus, que a Filarmónica acompanha num dolente compasso processional, após a celebração da Eucaristia Solene.

> Via-Sacra ao vivo encenada pelo Grupo de Jovens Pedras Vivas e procissão do Enterro do Senhor - Sexta-Feira Santa

via_sacra5Cerca de uma centena de figurantes jovens, caracterizados à época com roupas e adereços confeccionados pelo próprio Grupo, protagonizam a “Via Sacra ao Vivo” uma das realizações mais marcantes do calendário paroquial e também do calendário cultural da região, para a comovida assistência dos habitantes locais e dos milhares de visitantes que ocorrem a esta realização.

No alto da Nossa Senhora da Graça
Ascensão - último domingo de Maio
Romaria de Santiago - 25 de Julho
Peregrinação - 1º domingo de Setembro

Outras referências
Feira bimensal - primeiras e terceiras quintas-feiras de cada mês
A feira bimensal de Mondim de Basto é a herdeira histórica dos antigos mercados e das antigas concentrações rurais da região. Um misto de negócio e de encontro comunitário que reúne a população da montanha e a população da ribeira, os consumidores e os produtores da velha Terra de Basto. Momento alegre e colorido que anima o centro da vila e atrai a curiosidade dos visitantes.

Concurso de gado maronês na freguesia do Bilhó - 24 de Agosto
Integrado nas Festas de S. Bartolomeu no Bilhó, o concurso de gado maronês, é já considerado o mais importante e tradicional concurso de gado de toda a região, facto que tem atraído, ano após ano, cada vez mais concorrentes e apreciadores. Incentivar e fomentar a actividade pecuária na região, premiar a qualidade dos animais autóctones e divulgar a carne maronesa, produto gastronómico de excelência, são os principais objectivos do evento.

Feira de Ano - 22 de Outubro
A Feira de Ano em Mondim é uma antiquíssima tradição, um evento de importância a nível local e regional e que por certo não deixará de interessar a quem visita o concelho. Do seu programa constam, para além da comercialização de produtos da região, exposições do domínio agrícola e florestal, muita animação, corrida de cavalos e ainda o tradicional concurso pecuário da raça maronesa. A revitalização da Feira de Ano surge no seguimento da preocupação do Município de salvaguardar algumas das tradições concelhias, atendendo à sua absoluta importância económica e social.

Visitas ao Posto de Turismo em 2010

Os registos efectuados ao longo do ano de 2010, demonstram que, em relação aos últimos 10 anos, as visitas ao Posto de Turismo de Mondim de Basto tiveram um aumento muito significativo, ultrapassando mesmo os dois milhares, o que não acontecia desde o ano de 1997. Foram atendidos 1573 visitantes nacionais e 475 visitantes estrangeiros, o que perfaz o número de 2048 turistas recebidos.

O Verão de 2010

casal_inglesesRecebemos no Posto de Turismo este ano um casal de ingleses muito especial. Era um casal extremamente simpático, que tinha estado alojado no nosso Parque de Campismo e que estava já de malas aviadas. Os dois diziam ter-se sentido muito bem em Mondim e, por isso mesmo, não gostariam de ir embora sem nos comunicar o seguinte.

Turistas estrangeiros em Mondim de Basto

guia1Sabia que, a maior parte dos turistas, de língua inglesa, que normalmente nos procuram, descobrem Mondim através dos emblemáticos Lonely Planet e o Rough Guides? Estes guias são os primeiros "responsáveis" pelo grande número de visitantes da nossa terra.

Afluência de Turistas - Verão de 2010

Durante o Verão deste ano tivemos no Posto de Turismo, tal como noutro ano qualquer, muitos turistas portugueses e muitos turistas de diversas nacionalidades.