Resultados da Qualidade da Água 2023

Resultados da Qualidade da Água distribuída ao Concelho de Mondim de Basto:

> 4º Trimestre de 2023 [1 outubro a 31 dezembro]

           

 

> 3º Trimestre de 2023 [1 julho a 30 setembro]

           

 

> 2º Trimestre de 2023 [1 abril a 30 junho]

           

 

> 1º Trimestre de 2023 [1 janeiro a 31 março]

           
  •  Informação
Compostagem na Zona
Compostagem na Zona

“Compostagem na Zona” é o nome da campanha de compostagem que o Município de Mondim de Basto está a promover junto da população local.

Trata-se de um projeto abrangente que envolve a recolha seletiva de verdes, a compostagem doméstica e a compostagem comunitária, que tem como finalidade o tratamento local dos resíduos orgânicos e a redução do envio desses resíduos para o aterro permitindo, simultaneamente, a sua reciclagem e transformação num fertilizante rico em nutrientes para aplicar na horta ou jardim, promovendo a Economia Circular.

A promoção deste projeto encontra-se a ser desenvolvida junto dos Estabelecimentos de Ensino, das IPSS do Concelho e da comunidade local em geral, para a qual estão a ser realizadas  sessões de divulgação.

No que se refere à recolha seletiva de verdes, o Município vai avançar com a colocação de contentores castanhos em todos os cemitérios do Concelho, facilitando assim o processo de separação e recolha destes resíduos.

A compostagem doméstica vai ser incentivada, sobretudo, nos estabelecimentos de ensino e IPSS do concelho, pelo elevado número de utentes e consequente volume de produção de resíduos, estando prevista a distribuição de compostores domésticos nas instituições e, a entrega de baldes castanhos, para motivar a participação na separação e reciclagem dos biorresíduos produzidos.

Para a execução da compostagem comunitária será instalada uma ilha de compostagem na Zona Verde de Mondim de Basto, destinada à comunidade em geral, ainda que de acesso condicionado e limitado a 100 participantes.

Podem participar na compostagem comunitária os cidadãos residentes na área envolvente ao espaço de compostagem comunitária, maiores de 18 anos, que pretendam valorizar localmente os seus biorresíduos, e que formalizem a sua intenção através de formulário disponível no site do Município. Preencha o formulário e envie-o para o email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Os restaurantes e similares também podem participar neste projeto, desde que manifestem esse interesse junto da autarquia de Mondim de Basto.

Aquando da inscrição será entregue, a cada cidadão, um balde de 7L e um cartão de acesso ao compostor, e aos restaurantes e similares será entregue um contentor de 80L com pedal.

O projeto Compostagem na Zona é financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do Programa RECOLHABIO - Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos.

Vamos tornar Mondim de Basto mais sustentável!
Participe. Preencha o formulário e envie-o para o email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

- Formulário de adesão à compostagem comunitária

- Apresentação do projeto

- Guia de compostagem

- Brochura do munícipe

- Brochura público escolar

 

Resultados da Qualidade da Água 2022

Resultados da Qualidade da Água distribuída ao Concelho de Mondim de Basto:

> 1º Trimestre de 2022 [1 janeiro a 31 março]

           

 

> 2º Trimestre de 2022 [1 abril a 30 junho]

           

> 3º Trimestre de 2022 [1 julho a 30 setembro]

           

> 4º Trimestre de 2022 [1 outubro a 31 dezembro]

           

 

Resultados da Qualidade da Água 2023

Resultados da Qualidade da Água distribuída ao Concelho de Mondim de Basto:

> 1º Trimestre de 2023 [1 janeiro a 31 março]

           

 

> 2º Trimestre de 2023 [1 abril a 30 junho]

           

> 3º Trimestre de 2023 [1 julho a 30 setembro]

           

> 4º Trimestre de 2023 [1 outubro a 31 dezembro]

           

 

Resultados Qualidade da Água 2021

CARTAZ-CAMPANHA-AGUA

> Veja aqui alguns conselhos úteis de utilização da Água[ver]

> Interrupções do serviço de Abastecimento de Água

- 06 de janeiro de 2012

- 28 de janeiro de 2013

 

Para satisfazer a sua procura de água, o Homem recorre às reservas naturais que apresentem água de melhor qualidade. No entanto, a água pura praticamente não existe na natureza, devido à sua capacidade para dissolver diversas substâncias e transportar matérias em suspensão. Ao modificar a sua composição, a água pode tornar-se um veículo transmissor de doenças e causar prejuízos para o Homem. As substâncias dissolvidas e em suspensão numa água natural, frequentemente, devem ser removidas ou mantidas dentro de certos limites para que esta possa ser destinada ao consumo público.

Até ao início do século XX, a qualidade de uma água para abastecimento público era avaliada qualitativamente pelo senso comum: deveria apresentar-se límpida, agradável ao paladar e sem cheiro desagradável. Actualmente, a qualidade de uma água é avaliada através da quantificação de algumas das suas propriedades, seguida da comparação com valores limite que deve respeitar para ser destinada a consumo público.As características mínimas a que deve obedecer uma água destinada a abastecimento, são definidas tendo em consideração que,
- a água não pode conter nem microrganismos patogénicos, nem substâncias químicas em concentrações tóxicas;
- a água deve ter uma composição tal que os consumidores não questionem a sua segurança (apresentar-se límpida, incolor, inodora, fresca, de sabor agradável e isenta macrorganismos);
- a água deve apresentar características que não provoquem a deterioração dos sistemas de abastecimento.

Decreto-Lei que regulamenta a Qualidade da Água: D.L. 306/2007 de 27 de Agosto

Resultados da Qualidade da Água distribuída ao Concelho de Mondim de Basto:

> 1º Trimestre de 2021 [1 janeiro a 31 março]

           

 

> 2º Trimestre de 2021 [1 abril a 30 junho]

           

 

> 3º Trimestre de 2021 [1 julho a 31 setembro]

           

 

> 4º Trimestre de 2021 [1 outubro a 31 dezembro]