Estudo de Impacte Ambiental da Barragem de Fridão debatido pela população

sessao_eia2Foi a convite da autarquia e perante uma assembleia repleta e participativa que, no passado dia 5 de Fevereiro, diversos técnicos da EDP esclareceram alguns pontos fundamentais do Estudo de Impacte Ambiental da Barragem de Fridão.

A qualidade da água e os efeitos da alteração do clima na agricultura mereceram especial destaque, mas a questão das expropriações e da cota máxima do caudal da albufeira, também estiveram em debate.

Esta sessão de esclarecimentos, insere-se num conjunto de iniciativas que a Câmara Municipal tem promovido, com o objectivo de manter os munícipes informados do desenvolvimento do Projecto da Barragem de Fridão. A criação do Gabinete de Apoio à Participação na Consulta Pública, que tem sido responsável pela recolha das propostas, sugestões e questões apresentadas pelas pessoas que aí têm consultado o Estudo de Impacte Ambiental (EIA), é disso exemplo.

"A par deste Gabinete, uma equipa multidisciplinar constituída por quadros da autarquia tem analisado o EIA com o objectivo de identificar situações omissas e impactos negativos não referenciados naquele documento", explicou o Presidente da autarquia mondinense, Eng.º Humberto Cerqueira.

"O aproveitamento hidroeléctrico do Fridão pelo seu impacto no nosso concelho exige uma atenção especial por parte do governo, por isso estamos também a ultimar um caderno reivindicativo com medidas compensatórias que iremos entregar brevemente à EDP", acrescenta.

De entre as medidas que poderão compensar os impactos negativos em Mondim de Basto, os responsáveis desta autarquia destacam: a atribuição ao Município de 2,5% da facturação da venda de energia produzida; a construção da Variante de ligação de Mondim a Celorico; a implementação, em Mondim, de uma infraestrutura regional denominada "Centro Interpretativo do Rio Tâmega" para salvaguardar a memória colectiva do Rio Tâmega, bem como a ligação de Atei ao nó de acesso à autoestrada A7.

No dia 8 de Fevereiro foram instalados, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, vários Postos de Atendimento da EDP, com o objectivo de prestar informação genérica sobre o empreendimento e esclarecer dúvidas específicas que particulares ou entidades pudessem ter.

Estes quiosques registaram uma grande afluência de pessoas que aproveitaram a oportunidade para expor as suas dúvidas e receios junto dos técnicos da EDP.

O Estudo de Impacte Ambiental do Aproveitamento Hidroeléctrico de Fridão, encontra-se em consulta pública até ao próximo dia 15 de Fevereiro.

sessao_eia2 sessao_eia1