Carta Arqueológica de Mondim de Basto apresentada aos munícipes

carta_arqueologica2A vertente arqueológica do Património Cultural de Mondim de Basto encontra-se agora compilada na Carta Arqueológica do Concelho, apresentada, no passado dia 29 de Janeiro, perante um auditório repleto, no edifício da Assembleia Municipal.

A obra, da autoria do arqueólogo do município, António Pereira Dinis, identifica e caracteriza inúmeros sítios, monumentos e achados avulsos, dispersos pelo território do concelho, desde a Pré-História à Época Contemporânea.

De referir, que a obra em causa, foi alvo de uma candidatura do actual executivo, que engloba ainda a edição de prospectos e a sinalização de um percurso pedestre. Trata-se do primeiro passo, no âmbito de uma série de iniciativas, que visam a promoção e valorização do nosso património arqueológico.

Daniel Lange, aluno da Escola de Música Municipal, abriu a sessão de apresentação da Carta Arqueológica de Mondim de Basto, ao piano, com a peça "I Andamento da Sonatina Diabelli".

Humberto Cerqueira, Presidente da Câmara Municipal, no seu discurso de apresentação, realçou a importância desta obra como "instrumento de divulgação e de defesa do património cultural", mas também como "contributo para as opções de ordenamento do território".

Esta sessão ficou também marcada pela presença de personalidades ilustres, o Sr. Governador Civil de Vila Real, Dr. Alexandre Chaves, a Sr.ª Presidente da Assembleia Municipal, Dr.ª Laura Pereira, a Sr.ª representante do IGESPAR, Dr.ª Cidália Duarte e o Doutor Francisco Queiroga, Professor Associado da Universidade Fernando Pessoa, que foi responsável pela apresentação da obra, propriamente dita.

A Carta Arqueológica de Mondim de Basto tem como principal objectivo a divulgação do património municipal, numa perspectiva educativa, dirigida a toda a população do Concelho.

carta_arqueologica17 carta_arqueologica11 ICON-MAIS-FOTOS