Mondim de Basto, terra rica em tradições e sabores autênticos, tem no seu território um dos produtos mais emblemáticos da região, o Mel. Reconhecido pela sua qualidade excecional, o mel do concelho é fruto de uma simbiose perfeita entre a natureza e o saber-fazer das gerações que, ao longo do tempo, preservaram este tesouro local.
As colmeias que pontilham o nosso território, alimentadas pela grande diversidade de flores com predominância das urzes e do ar puro das serras, dão origem a um mel de caráter singular, cuja tonalidade varia em função da alimentação das abelhas. É rico em sais minerais e tem níveis de cristalização médios devido à sua pureza.
A presente Norma de Participação estabelece as condições de participação e os critérios de avaliação do concurso. Com a criação de um doce, o Município de Mondim de Basto pretende valorizar o mel como um ingrediente central, unindo tradição e inovação na conceção de um produto que represente a identidade gastronómica do concelho. Este doce será um símbolo do saber fazer local, contribuindo para a promoção turística e económica da região, destacando o mel como um verdadeiro embaixador da qualidade dos produtos de Mondim de Basto.
1. Cabe ao Município de Mondim de Basto apresentar 3 hipóteses para a denominação do doce. A eleição é feita através de votação pública, no site do Município de Mondim de Basto https://municipio.mondimdebasto.pt/. Vencerá o nome que obtiver mais votos. Os resultados serão publicados no site.
2. A votação do nome decorrerá de 01 a 30 de junho de 2025.