Mondim de Basto, terra rica em tradições e sabores autênticos, tem no seu território um dos produtos mais emblemáticos da região, o Mel. Reconhecido pela sua qualidade excecional, o mel do concelho é fruto de uma simbiose perfeita entre a natureza e o saber-fazer das gerações que, ao longo do tempo, preservaram este tesouro local.
As colmeias que pontilham o nosso território, alimentadas pela grande diversidade de flores com predominância das urzes e do ar puro das serras, dão origem a um mel de caráter singular, cuja tonalidade varia em função da alimentação das abelhas. É rico em sais minerais e tem níveis de cristalização médios devido à sua pureza.
A presente Norma de Participação estabelece as condições de participação e os critérios de avaliação do concurso. Com a criação de um doce, o Município de Mondim de Basto pretende valorizar o mel como um ingrediente central, unindo tradição e inovação na conceção de um produto que represente a identidade gastronómica do concelho. Este doce será um símbolo do saber fazer local, contribuindo para a promoção turística e económica da região, destacando o mel como um verdadeiro embaixador da qualidade dos produtos de Mondim de Basto.
- Podem inscrever-se no concurso “Doce de Mel” as Pastelarias, as Doçarias Tradicionais, as Padarias, os Restaurantes instalados no concelho, e todos os residentes a título individual ou coletivo.
- Podem inscrever-se no concurso os jovens que se queiram candidatar ao prémio jovem, que à data do evento não ultrapassem os 35 anos.
- A inscrição é gratuita, devendo ser efetuada na Loja Interativa de Turismo da Câmara Municipal ou online, entre os dias 01 a 31 de julho de 2025.