Senhora da Graça/Monte Farinha

sra-graca-monte-farinha

Reedificada na segunda metade do séc. XVIII sobre as ruínas de uma ermida mais antiga, provavelmente do séc. XVI, a capela do santuário, de planta centrada, destaca-se pela possante arquitetura, toda em granito, com coberturas em cúpula e em abóbadas de berço. Na vertente poente, a partir de um escadório, desenvolve-se um caminho lajeado, em ziguezague, ligando três pequenas capelas, construídas nos sécs. XIX e XX, dedicadas à Anunciação, à Visitação e à Natividade.

O monte, com cerca de mil metros de altitude, representa marca da história, de fé e de deslumbramento. Um espaço sagrado, único, onde grande parte da nossa história e cultura poderão ser contadas. Local privilegiado, local de reflexão, local de oração, local mítico, místico e transcendente!

Material relacionado:

PR1 - Percurso Pedestre Srª da Graça