Festas, Feiras, Romarias e Celebrações Religiosas

festas_concelho4

Na vila
Festas do Concelho - Calendário variável antes e depois do dia 25 de Julho, feriado municipal
Noite de Romeiros de Santiago - 24 de Julho (incluída nas festas do concelho)
Feira da Terra - Normalmente coincidindo com o primeiro fim-de-semana de Agosto
Solenidade do Corpo de Deus - variável
Via-Sacra ao vivo encenado pelo Grupo de Jovens Pedras Vivas e procissão do Enterro do Senhor - Sexta-Feira Santa

No alto da Nossa Senhora da Graça
Ascensão - último domingo de Maio
Romaria de Santiago - 25 de Julho
Peregrinação - 1º domingo de Setembro

Outras referências
Feira Anual em Mondim de Basto - 22 de Outubro
Feira bimensal em Mondim de Basto - dias 2 e 22 de cada mês
Feira de gado maronês na freguesia do Bilhó - 24 de Agosto

> FESTAS DO CONCELHO

Mondim explode, ciclicamente, nas suas Festas do Concelho, herdeiras universais das antiquíssimas e saudosas Romarias de Santiago. Curiosamente, São Cristóvão, padroeiro deste Concelho, é venerado liturgicamente no mesmo dia que é festejado o popular Santinho no alto de Nossa Senhora da Graça. Fundem-se os velhos costumes com as modernas correntes de opinião para receber, condignamente, os milhares de visitantes que nos procuram por esta data.

festas_concelho1 festas_concelho2

festas_concelho3 banda_festas

> NOITE DE ROMEIROS DE SANTIAGO

A noite de 24 de Julho, noite dos Romeiros de Santiago, que a Câmara Municipal instituiu na tentativa de recuperar a ancestral Romaria, revela-se, hoje, como o principal cartaz das Festas do Concelho de Mondim de Basto.

romeiros_santiago1 romeiros_santiago2

romeiros_santiago3 romeiros_santiago4

> FEIRA DA TERRA

A Feira da Terra é um acontecimento marcante de Basto. Pretende ser um forte meio de promoção e divulgação dos seus produtos locais e um instrumento de combate ao êxodo rural e ao esquecimento de toda a Região. A Feira tem por norma a duração de quatro dias, sendo o horário nocturno o de maior afluência de visitantes, o que lhes proporciona a oportunidade de saborear os pratos típicos e apreciar os vários expositores ao som de cantares e dançares tradicionais representados por grupos da região.

feira_terra1 feira_terra2

feira_terra3 feira_terra4

> SOLENIDADE DO CORPO DE DEUS

A antiquíssima procissão do Corpo de Deus com laivos medievais em que o Santíssimo percorre as ruas do velho burgo sob lindíssimos tapetes de pétalas de flores e murta dos jardins de camélias de Basto, continua nos dias de hoje a ser um grande cartaz para a terra.

corpo_deus1 corpo_deus2

corpo_deus3 corpo_deus4

corpo_deus5 corpo_deus6

> VIA SACRA AO VIVO

O Grupo de Jovens “Pedras Vivas” de Mondim de Basto, coadjuvado por outros jovens grupos do Concelho, encena, anualmente, na Sexta-Feira Santa, os Passos da Paixão do Senhor, num antiquíssimo percurso medieval recuperado pela autarquia.
Cerca de uma centena de figurantes, caracterizados à época com roupas e adereços confeccionados pelo próprio Grupo, protagonizam a “Via Sacra ao Vivo” uma das realizações mais marcantes do calendário paroquial e também do calendário cultural da região, para a comovida assistência dos habitantes locais e dos milhares de visitantes que ocorrem a esta realização.
Partindo da primeira estação, no lugar do Retiro e até chegar às cenas do Calvário no alto de Nossa Senhora da Piedade, cumpre-se o percurso medieval cheio de mistério e encanto, que a música criteriosa e os textos do Evangelho gravados em CD, as luzes e os efeitos especiais sublinham, criando momentos de extraordinária intensidade.
Ouve-se a cruz a “cantar” nas pedras da calçada, Cristo atravessa dolorosamente os charcos de água do percurso , enquanto os figurantes correm e escorregam pelas ladeiras salientes do caminho. A multidão, que acompanha a caminhada, reza, chora e comove-se profundamente com a beleza e a perfeição das cenas representadas.

via_sacra3 via_sacra4

via_sacra2 via_sacra5