Mondim de Basto apresenta uma taxa de desemprego em linha com a média nacional e a autarquia está a desenvolver medidas que fixem as empresas e criem oportunidades de emprego para as pessoas no concelho.


O concelho tem, neste momento, cerca de 150 jovens a frequentar o Ensino Superior.


Este Gabinete presta um serviço gratuito de apoio ao emprego, funciona em cooperação com o IEFP e pretende apoiar os jovens e adultos desempregados, na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.


O Diretor do Centro de Emprego do Médio Ave, Dr. Carlos Boticas, que também marcou presença na inauguração, focou o papel do Gabinete de Inserção Profissional na aproximação das pessoas dos serviços e das oportunidades de emprego e formação.


Através deste gabinete, a autarquia garante aos munícipes um acompanhamento personalizado na procura ativa de emprego, na divulgação de medidas de apoio, qualificação e empreendedorismo e também na divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional, no espaço europeu.


Desde 2012, funciona também nas instalações do município o serviço de atendimento do IEFP, duas vezes por mês.


O Gabinete de Inserção Profissional funciona de segunda a sexta-feira, das 09:00h às 13:00 horas e das 14:00h às 17:00 horas, nas instalações da Câmara Municipal e é dinamizado pela animadora Vânia de Jesus Santos Sivas Alves.