• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

CUIDE DO BEM-ESTAR DO SEU ANIMAL

O Município de Mondim de Basto vem desta forma sensibilizar e alertar os seus munícipes para os problemas relacionados com o Bem-estar dos animais de companhia, nomeadamente os cães.
À semelhança de outros concelhos, Mondim de Basto está sobrepovoado de animais vadios/errantes e o seu canil superlotado de animais cujo destino é a eutanásia.

Este problema está associado a três factores predisponentes, que são:
- Pedido formal para eutanásia dos animais com detentor
- Ausência de Posse responsável
- Não esterilização de animais reprodutores.

Por esse facto, aproveita-se este dia para informar/alertar de preceitos legais e morais que deverão ser tomados em conta:
- Não solicitar a eutanásia do animal de companhia sem justificação aparente e por razões tão fúteis como férias, crescimento dos animais, falta de tempo para os passear ou tratar da higiene. A eutanásia só deverá estar prevista nos casos insolúveis de agressividade, sofrimento (razões humanitárias por doenças terminais ou traumatismos) ou de Saúde Pública (doenças infecciosas para outros animais ou para o Homem).
- A educação/aprendizagem dos detentores dos animais no sentido de uma posse responsável, onde o abandono não existe como solução. Esta posse consiste em saber seleccionar o animal a adoptar, de acordo com as pretensões do dono.
- A esterilização dos reprodutores (vulgo castração) é uma boa medida para limitar a taxa de natalidade de animais e tem efeito prático na eliminação de qualquer tipo de agressividade fortuita.
Em conclusão, apela-se a todos os Munícipes o respeito pela Vida, estendendo esse respeito aos animais de companhia, retribuindo-lhes os nossos caprichos com a necessária compaixão e paciência pelos erros cometidos, pelos descuidos na velhice ou na infância. Não abandone ou eutanasie os seus animais por terem roído um chinelo ou terem contraído uma doença tratável.
O abandono dos animais nos parques, nos jardins e nas bermas das estradas, constituem perigo para a Saúde pública (ao transmitirem doenças) e são susceptíveis de provocar acidentes graves.

Senhor munícipe, poderá sempre contar connosco e com a associação protectora dos animais de Mondim de Basto "Pata Tonta" empenhados no projecto de “Defesa dos direitos dos animais”.

DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

DEST FESTAS CONCELHO

DEST ROMEIROS

DEST CORRIDA S TIAGO

DEST CAF VERAO

 DEST FEIRA TERRA

separador

DEST PERIODO CRITICO

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2017

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES